Lubango – O ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu afirmou no Lubango, que o plano de acção do sector, levado a cabo com a classe empresarial que opera no Corredor Sul, vai melhorar a actividade ferroviária, portuária e logística nesta região que engloba as províncias da Huíla, Namibe e Cuando Cubango.
O governante fez essa afirmação, esta segunda-feira, na abertura da Jornada de Revitalização do Processo de Transportação e Exportação do Minério de Ferro e Rochas Ornamentais da região Sul de Angola, afirmando ser uma aposta que contribuirá para a afirmação do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND-2022-2027).
Considerou que esse exercício conjunto (governo e operadores privados), pode ajudar a melhorar a arrecadação de receitas que ajudarão, em grande medida, a acelerar a economia nacional, a gerar mais empregos e a estimular o ambiente de negócio nessas províncias.
Fez saber que tudo isso contempla a base do segmento das rochas ornamentais e do minério de ferro, através da criação de plataformas de debates consubstanciadas em visitas de constatação das principais cadeias produtivas e logísticas de matérias-primas.
O evento, conforme o ministro, assenta num pilar de desenvolvimento a nível das empresas que estabeleceram parceria com o Ministério dos Transportes, que passa a identificar os principais desafios e medidas tendentes a dinamização do processo de transportação de matérias-primas e, consequentemente, melhorar a qualidade de negócios.
Na ocasião, orientou a realização anual dessas jornadas, para melhor balancear e melhorar todos serviços do Ministério dos Transportes, das infra-estruturas e demais parceiros.
O evento decorre sob o lema: “Simplificar para melhor exportar rumo a diversificação da economia”, foi sucedida com uma mesa redonda onde se abordaram, entre vários temas, as infra-estruturas portuárias e ferroviárias, plataformas logísticas e medidas de facilitação para a exploração, transportação e exportação de rochas ornamentais.
Participaram no evento de 50 empresários afectos aos sectores minérios, transportação, logístico e portuário das três províncias da região sul do país, cuja actividade de género vai acontecer na província do Cuando Cubango. JT/MS