Luanda – A província de Luanda contará, ainda esta semana, com mais 125 novos autocarros, para dinamizar a mobilidade urbana e reforçar a rede de transporte rodoviário, avançou, quinta-feira, o secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue.
O responsável explicou que, do número em referência, 50 serão entregues à Empresa de Transportes Colectivos Urbano de Luanda (TCUL) e os outros 75, já em posse do Governo Provincial de Luanda (GPL), nos próximos dias entrarão em circulação.
Jorge Bengue, que falava em conferência de imprensa, tal reforço acontece no âmbito do anúncio, pelo Governo, da alteração do preço do litro de gasolina, que passou de 160 para 300 kwanzas.
Ainda assim, acrescentou o secretário de Estado para os Transportes Terrestres, está em curso um processo de aquisição de novos autocarros por parte do Ministério dos Transportes, com a perspectiva de aumentar a capacidade de oferta, visando reduzir os constrangimentos no acesso de transporte públicos e equilibrar o preço da tarifa, em todos pontos de Luanda.
Em Junho de 2022, o Ministério dos Transportes já tinha entregado 92 autocarros ao GPL, com o objectivo de aumentar a oferta de transportes públicos urbano de passageiros na capital do país.
Dados oficiais indicam que a província de Luanda tem mais de 570 autocarros, num universo de nove operadores de transporte colectivos e urbanos. AC