Lubango - A Huíla conta desde sexta-feira, com cartão electrónico “GiraMais”, que oferece transporte público gratuito a estudantes e outros grupos especiais, cujo lançamento coube ao secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengui.
O documento lançado no âmbito da quarta edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA), é emitido pela Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI), afecta ao Ministério dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana (MTTMU) e beneficia estudantes da 3ª e 9ª classe, bem como Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, idosos e pessoas com necessidades especiais.
O cartão que, brevemente, será implementado nos taxistas, a título experimental, é, também, válido para o transporte ferroviário e contempla, no global, 60 viagens por mês.
Falando à imprensa a margem do lançamento, o secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengui, afirmou que o cartão “GiraMais” vai melhorar, de forma acentuada, a mobilidade urbana em Angola, no quadro da modernização do sistema de controlo da bilhética a nível dos transportes públicos.
Segundo o responsável, os passageiros terão um espaço específico nos autocarros com uso destes bilhetes electrónicos, sem quaisquer dificuldades de acesso, bem como evitará empurrões.
“Estamos a falar de uma viragem do próprio modelo do sistema de organização, de negócio e de gestão, oferecendo aos utentes o serviço dos transportes mais cómodo que se pretende”, disse.
Já a ministra da educação, Luísa Grilo, que testemunhou o acto, manifestou-se contente com este projecto, por beneficiar estudantes carentes e, por ser um direito que a lei de base consagra, a de assistência social, prescrita na Constituição da República de Angola (CRA).
Assegurou que este factor vai contribuir para a diminuição e/ou combate ao absentismo dos alunos nas escolas públicas, dando a garantia que “o projecto vai acontecer”.
Na ocasião, encorajou os alunos e encarregados de educação a aderirem ao projecto, através das brigadas de cadastramento e emissão dos cartões “GiraMais” que estarão nas ruas.
Por sua vez, o Presidente da Comissão Executiva da ENBI, Mário Pedro, sublinhou que já foi instalada uma loja que vai produzir mil cartões/dia, bem como foram cadastrados oito autocarros, numa primeira fase e, dentro de dias, o processo será completado com com mais três autocarros.
Lembrou, no entanto, que o projecto gerou mil empregos a juventude em várias áreas do saber, anunciando para dentro de três meses, a implementação do mesmo projecto em Benguela, no Huambo e Cabinda. JT/MS