Luanda - A Organização da Aviação Internacional (ICAO) enalteceu o investimento feito pelo Governo angolano, nos últimos anos, para a modernização do sector da aviação civil.
Numa nota de imprensa, assinada pelo secretário-geral da ICAO, Juan Carlos Salazar, reconhece e aplaude o empenho, esforço e o investimento do Governo com vista à modernização e eficiência do sector da aviação civil.
No documento, Juan Carlos Salazar destaca os investimentos feitos na infra-estrutura aeroportuária, na melhoria das operações e na formação profissional da companhia aérea.
“(...) na reestruturação da prestação de serviços de navegação e do serviço meteorológico, que evidenciam a vontade contínua de aprimorar a qualidade dos serviços prestados e a ligação a destinos prioritários do mercado global”, sublinha Juan Carlos Salazar.
Na mesma carta, o secretário-geral afirma que a ICAO está disponível para continuar a apoiar Angola no domínio da supervisão e da segurança, para que o país se assuma como um importante centro de aviação em África.
“A nossa organização está empenhada em apoiar Angola através da assistência prestada pelo Gabinete de Cooperação Técnica e pelo Escritório Regional da África Oriental, em Nairobi. Estamos confiantes, pois, à medida que esta colaboração prossegue, a indústria, os sistemas de supervisão e o alargamento da conectividade a outros destinos a partir de Angola continuarão a elevar a sua posição enquanto um dos mais importantes centros de aviação em África”.
Para o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas d’Abreu, a posição da ICAO representa um voto de confiança no trabalho em curso e abre portas para que os resultados da próxima auditoria de segurança, a realizar pela organização em Angola, venham a ser positivos.
“Depois de ter reunido com os responsáveis máximos da ICAO na 41ª Assembleia Geral, recentemente realizada no Canadá, estou certo de que esta é uma parceria que em muito contribui para a melhoria da aviação civil e para a posicionar como uma das mais respeitadas em África”, lê-se na nota.
O ministro enfatizou, dizendo:“Estou muito confiante nos resultados que iremos receber da auditoria de segurança a realizar pela ICAO em Dezembro e da qual conheceremos os resultados finais em Março de 2023. Basicamente, acreditamos que com parceiros destes, para a frente é o caminho”.