Dundo- O governo da Lunda-Norte pondera retirar seis dos 12 autocarros atribuídos este ano, por concurso público, a um conjunto de empresas, por incumprimento das rotas estabelecidas.
A informação foi presta esta segunda-feira, pelo director do Gabinete Provincial dos Transportes e Mobilidade Urbana na Lunda-Norte, David Simba, no final da reunião do Conselho de Auscultação da Comunidade.
Disse que dos 12 autocarros, apenas 6 cumprem com as rotas estabelecidas e as restantes exercem táxi inter-provincial e prestam serviço numa empresa de exploração de diamantes.
"Os autocarros foram adjudicados, por via de um concurso público, para reforçar o transporte urbano do município do Chitato e não prestar serviços à empresas ou inter-provinciais", frisou.
Fez saber que o gabinete emitiu solicitou aos órgãos afins , a apreensão dos autocarros nesta condição.
Acrescentou que até ao momento foram apreendidos dois autocarros que estavam a realizar serviços de táxi na capital do país, Luanda, sendo que o processo de apreensão dos outros dois, localizados numa empresa de exploração de diamantes, está em fase conclusiva.
O serviço de táxi urbano no município de Chitato é dominado por moto-taxistas, cujos preços da corrida variam de 300 a mil kwanzas, dependendo da distância.
Os autocarros cobram 150 kwanzas por corrida.JVL/HD