Ndalatando - Cerca de 19 quilómetros de estrada, nos bairros periféricos da cidade de Ndalatando, capital do Cuanza-Norte, beneficiarão de terraplanagem para a melhoria da circulação rodoviária e escoamento da água pluvial, no quadro de um projecto do Governo Provincial.
Orçado em 176 milhões de kwanzas, o projecto, a ser executado pela empresa local “Tecnagri”, foi lançado hoje (segunda-feira) e tem a duração de três meses.
Vai abranger 18 vias nas zonas Sudeste, Noroeste e Sudoeste da cidade de Ndalatando, a maioria com ligação à estrada nacional 230.
O vice-governador da província para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Michel Raimundo Luzolo, esclareceu que o projecto se destina à melhoria da mobilidade de pessoas e bens, nos bairros periféricos da cidade de Ndalatando.
Visa, igualmente a prevenção de inundações, com a melhoria da evacuação de águas pluviais.
Disse que a acção de terraplanagem e melhoria das vias terciárias será extensiva a outros municípios da província.
Conforme o vice-governador, está já em estudo estratégias para aplicação futura de tapete asfáltico nas vias a serem intervencionadas.
O técnico da empresa encarregue da execução das obras, Mandela de Sousa, esclareceu que a empreitada, que tem como ponto de partida a via entre o edifício das AAA e a Gráfica Salvador, no bairro Vieta, deverá abarcar a execução de trabalhos de terraplanagem, estabilização e compactação dos solos.
A empresa vai criar, também, sistemas de passagem e evacuação das águas pluviais nas zonas com lençóis freáticos elevados, para além da adopção de medidas de sensibilização da população para permitir a execução dos trabalhos e conservação das vias.
O projecto, numa primeira fase, garantiu emprego a oito jovens locais na área de operação de máquinas e de ajudantes.
O governador do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar presenciou o acto de consignação das obras, acompanhado de distintos membros do Governo Provincial, da Administração Municipal de Cazengo e convidados. LJ/IMA/YD