Malanje- Treze novos autocarros de marca volkswagen foram entregues hoje, sexta-feira, a operadores económicos da província, para o reforço da frota de transportes colectivos que operam na cidade de Malanje e arredores.
Trata-se de automóveis com capacidade para 64 ocupantes destinados para a mobilidade urbana, essencialmente nas rotas de acesso as escolas, mercados informais e aos bairros Catepa, Cangambo, Campo de aviação, Vila Matilde, entre outros.
Com estes, eleva-se para 50, o número de autocarros a operar na cidade de Malanje, distribuídos pelo governo desde 2019.
No acto de entrega, o governador provincial de Malanje, Marcos Nhunga exortou aos beneficiários a evitar fazer rotas extras, sobretudo intermunicipais e provinciais, sob pena de atropelar as cláusulas contratuais e prejudicar os cidadãos que necessitam andar pelo casco urbano.
Apontou ainda a necessidade de amortização integral dos meios rolantes e a manutenção regular, para que possam servir os cidadãos, bem como evitar avarias, a semelhança de muitos entregues anteriormente, que nesta altura encontram-se inoperantes.
Por sua vez, o director interino do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Monteiro Júnior disse que os beneficiários deverão reembolsar ao Estado, o valor de 58 milhões de kwanzas com prestações de dois milhões 917 kwanzas iniciais e 462 mil/mês, durante 10 anos.
Precisou que as operadoras vão praticar o preço de 100 kwanzas por corrida de 12 quilómetros e 150 Kz até 20 quilómetros.
Por sua vez alguns beneficiários enalteceram a iniciativa do governo em reforçar a frota de autocarros públicos, o que vai permitir melhorar o seu ambiente de negócio e gerar novos postos de emprego e rendas. NC/PBC