Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governador de Benguela quer manutenção do Aeroporto da Catumbela garantida

     Transporte              
  • Benguela • Quinta, 12 Dezembro de 2024 | 18h33
Manuel Nunes Júnior - governador provincial de Benguela intervindo no acto de outorga do certificado ao Aeroporto da Catumbela
Manuel Nunes Júnior - governador provincial de Benguela intervindo no acto de outorga do certificado ao Aeroporto da Catumbela
José Honório-ANGOP

Benguela – O governador provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior, pediu, nesta quinta-feira, às entidades competentes que garantam a manutenção da infra-estrutura do Aeroporto Internacional Paulo Teixeira Jorge, na Catumbela, com vista ao seu funcionamento dentro dos padrões de qualidade aceitáveis.

"Peço a todos que cuidemos bem desta infra-estrutura aeroportuária e que a possamos manter", apelava Manuel Nunes Júnior, ao intervir no acto de entrega oficial do certificado de operação internacional ao Aeroporto Paulo Teixeira Jorge pela autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Em causa está a certificação da categoria ICAO7 (International Civil Aviation Organization, na sigla em inglês), que permitirá ao Aeroporto da Catumbela operar aeronaves voos de passageiros e carga vinda de e para qualquer parte do mundo.  

Conforme o governador de Benguela, é imperioso que se mantenha este aeroporto, de tal maneira que o nível internacional que acaba de adquirir não baixe. 

Para tal, Manuel Nunes Júnior reconhece que é preciso muito trabalho de manutenção, associado ao profissionalismo, nomeadamente do operador, para não permitir que os serviços prestados aos passageiros baixem de qualidade.

"Devemos manter o standard, para que possamos ter um aeroporto cada vez mais seguro e confiável para as companhias aéreas e passageiros", assevera o governador, com indisfarçável satisfação pela certificação internacional do Aeroporto da Catumbela.

Doutro modo, o governador de Benguela assumiu que o país ainda precisa de resolver um certo défice em matéria de manutenção de grandes infra-estruturas.

"Muitas vezes fazemos muitas infra-estruturas com boa capacidade, mas ao longo do tempo elas vão-se desgastando porque não temos capacidade de mantê-las", admitiu o governador, referindo que é necessário alterar o quadro. 

Mais turismo 

De entre os vários benefícios advenientes do Aeroporto Internacional da Catumbela, Manuel Nunes Júnior preferiu pôr acento tónico no turismo, já que, como considerou, a província de Benguela tem um grande potencial turístico.

"Com a abertura deste aeroporto para nível internacional, temos aqui uma grande oportunidade de atrair investidores nacionais e internacionais, bem como turistas de várias partes do mundo que queiram vir à nossa província", referiu.

É nesse contexto que o governador provincial de Benguela agradeceu ao Presidente da República e Titular do Poder Executivo, João Lourenço, por ter proporcionado este momento à população da província de Benguela e da região.

De igual modo, enalteceu o empenho do Ministério dos Transportes e da direcção da Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA), pela concretização deste grande objectivo: a certificação internacional do Aeroporto Paulo Teixeira Jorge, na Catumbela, doze anos depois de ter sido inaugurado.

"Podemos hoje dizer com orgulho que o Aeroporto Paulo Teixeira Jorge passa a ser a partir desta data um aeroporto internacional (...). Muito obrigado por isso!", exprimiu o máximo responsável do Governo da Província de Benguela.

Assim, depois de Luanda, Benguela torna-se a segunda província do país com um aeroporto internacional, o que, segundo o governador Manuel Nunes Júnior, é um privilégio.

Para o governante, esta realidade, associada a outros factores infraestruturais, vão conferir à província de Benguela uma capacidade competitiva maior, no âmbito do desígnio nacional de aumentar a produção interna, diversificar a economia e, consequentemente, melhorar as condições de vida da população.

"Este passo de hoje é fundamental para que possamos avançar rumo à prosperidade para todos", acentuou.

Tributo a Paulo Teixeira Jorge 

Por outro lado, o governador também destacou o facto de o Executivo ter renomeado o Aeroporto Internacional da Catumbela para Aeroporto Paulo Teixeira Jorge, um grande nacionalista e filho de Benguela.

Nas palavras do governador, o patrono do Aeroporto Internacional da Catumbela dedicou toda a sua vida para o bem do povo angolano e foi um grande combatente pela independência nacional de Angola, alcançada a 11 de Novembro de 1975.

Curiosamente, lembrou aos presentes que o também diplomata internacional Paulo Teixeira Jorge foi um grande defensor da aplicação da famosa resolução 435/75, que permitiu que a independência da Namíbia fosse conquistada. 

Sobre o aeroporto 

A certificação ora atribuída permite a operação no Aeroporto da Catumbela de aeronaves como Boeing 737-900, com capacidade para transportar mais passageiros em rotas de médio alcance, e o Airbus A321,  amplamente utilizada em voos domésticos e internacionais de curta e média distância.

Com capacidade projectada para 2.2 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto Internacional da Catumbela foi inaugurado há doze anos, para impulsionar o desenvolvimento e o crescimento económico e social desta região, e do país, em geral.

A infra-estrutura aeroportuária tem uma pista de três mil e 700 metros de comprimento e 45 de largura, capaz de receber, em simultâneo, três aviões de grande porte como o Boeing 777-300 em horas de pico (3 (mas não permitido com categoria ICAO7). JH/CRB 





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h19

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h14

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h07

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h54

PR incentiva massificação do desporto escolar

PR incentiva massificação do desporto escolar

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h49

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h46

Idosos com protecção social garantida

Idosos com protecção social garantida

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h40


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+