Ndalatando - O governador do Cuanza Norte, Pedro Makita, considerou esta quinta-feira que a construção do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, é um " feito memorável” e uma das grandes conquistas do país, depois da proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.
Em declarações à imprensa, a propósito da inauguração na sexta-feira, 10 de Novembro, dessa infra-estrutura, o dirigente realçou a importância do novo aeroporto, baptizado como o nome do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, no contexto económico e turístico do país.
Segundo Pedro Makita, a idealização e materialização desse “feito memorável” pelo Executivo, além de contribuir para a elevação do nome do fundador da nação, vai dotar o país de uma infra-estrutura importante no contexto mundial e contribuirá para o desenvolvimento do país.
Para o governador, a localização geográfica do novo aeroporto contribuirá para que Cuanza Norte catapulte o sector turístico, por ser uma região que se configura como uma “placa giratória” para o acesso a outras províncias do país.
“Saindo do aeroporto Dr. António Agostinho Neto atinge-se o Cuanza Norte pela estrada n.º 230. O Cuanza Norte nos conduz às províncias de Malanje, Lundas, Moxico, Uíge, Norte do país e ao centro Sul”, sublinhou.
Histórico da construção do Aeroporto Internacional Dr.António Agostinho Neto
A história da construção do novo aeroporto internacional remonta desde os anos 90, quando o Conselho de Ministros aprovou, em 1997, a Resolução que emanou de um estudo de caso desenvolvido pelo Banco Mundial.
Passados 8 anos, isto em 2005, foi apresentado um estudo de viabilidade do novo aeroporto, elaborado por uma empresa americana, a Perkins & Will.
De seguida, em 2006, a 15 de Maio, é aprovado em Conselho de Ministros, o Decreto n.º 12/06, que oficializa a reserva dos terrenos para a construção do aeroporto.
Em 2007, a Casa Militar do Presidente da República, especificamente o Gabinete de Reconstrução Nacional, assume a responsabilidade do acompanhamento do projecto que se cingiu na elaboração do projecto e na contratação do parceiro (empreiteiro).
Em 2012 foi contratada a empresa portuguesa A1V2, a primeira que trabalhou neste aeroporto, para realizar o projecto de execução da obra de construção do aeroporto.
A 15 de Maio de 2015 foi assinado o contrato com a China International Found (CIF). Desta feita, o projecto foi feito pela empresa chinesa, que era também responsável pela engenharia e construção.
No dia 19 de Maio de 2020 foi assinado a adenda nº1 ao contrato de construção, com a AVIC, onde ficou definido o que hoje representa o projecto final do aeroporto.
A 17 de Junho 2022 foi realizado o primeiro voo experimental, com recurso a uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional, TAAG.
O avião saiu do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro e, com o tempo de voo 13 minutos, aterrou no novo aeroporto. Este voo serviu fundamentalmente testar as condições técnicas da pista e de movimentação na zona da placa.
O dia 10 de Novembro 2023 é a data definida para a inauguração do AIAAN, sendo que iniciará actividades com a operação de carga.
Em Fevereiro de 2024 está previsto o início das operações de voos domésticos, sendo que no mês de Junho do mesmo ano dar-se-á início a operações de voos internacionais. EFM/IMA/AC