Saurimo – As estradas nacionais 180 e 230 contarão, a partir do próximo ano, com balanças para o controlo do peso, com maior incidência aos veículos pesados, para maior conservação das vias e evitar acidentes, disse esta quinta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos.
Em declarações à imprensa, no final da visita a região após ter passado Cuanza Norte e Malanje, afirmou que tal medida contribuiria imenso na diminuição de acidentes, tendo em conta a qualidade da obra em execução.
Por seu turno, ao pronunciar-se das estradas, afirmou que as obras decorrem a bom ritmo e é visível o progresso que está feito até ao momento, destacando a evolução positiva dos Lotes 9 e 10 para Saurimo.
Sublinhou que tais trabalhos permitem actualmente que seja encurtada a viagem de Luanda ao leste do país, com segurança, apenas uma situação mínima no Lote 8, mas que graças a fiscalização permanente foi resolvido.
Circular de Saurimo
No que toca a circular rodoviária de Saurimo, indicou que tem as características de uma auto-estrada, com 39 quilómetros de extensão. A mesma terá duas faixas de 12 metros de largura cada, rotundas, bermas e quatro pontes sobre os rios Candembe, Nhama, Txahungo e Luari.
O projecto está a ser erguido nas imediações do rio Chicapa, passando pela estrada nacional 180, Saurimo-Luena, seguindo para o Aeroporto Deolinda Rodrigues, ligando a estrada Saurimo-Muconda.
Carlos dos Santos afirmou que as obras decorrem sem sobressaltos, os atrasos registados devem-se a prioridade do lote 9 a 10, após uma revisão, a empreitada conhecerão outra dinâmica no ano de 2024 e será entregue com maior rapidez possível.
Ravinas
Neste capítulo, segundo o ministro, é notável o trabalho que está a ser feito, porque foi estancado boa parte dela, permitindo a protecção de infra-estruturas públicas e privadas, bem como a livre circulação de pessoas e bens, assim como alavancar projectos da autoconstrução dirigida já em 2024.
Ainda no campo da autoconstrução dirigida, afirmou que o Governo já tem espaços identificados que serão constituídas reservas fundiárias do Estado, para que possam ser infra-estruturados, com a colocação de serviços gerais e posteriormente a entrega ao povo para o devido aproveitamento.
Garantiu que o ministério de tutela está neste momento a trabalhar nos planos directores municipais e urbanização, para de facto se ter um enquadramento mais urbanístico possível, a partir de 2024.
Centralidade
Quanto a este projecto de impacto social, será entregue em Novembro do ano em curso, sendo que neste momento decorrem trabalhos de pintura, alvenaria, adornos, que facilitará as famílias terem estruturas modernas para habitar.
Durante a sua estada em Saurimo, o ministro e sua comitiva, ladeado do governador, Daniel Neto, visitou as obras da centralidade, ravinas, circular rodoviário, ponte sobre rio Mwanguêz, entre outros projectos.
Na sexta-feira, o ministro e distintos membros do Governo, com o mesmo objectivo, visitam a comuna do Cassai Sul, no município do Muconda, para se inteirar do andamento das obras em curso naquela circunscrição.JW/AC