Luanda - O embaixador do Brasil em Angola, Rafael Vidal, considerou hoje, em Luanda, que Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) vai ser uma plataforma de promoção do comércio, turismo, ligando o país ao mundo.
Falando à ANGOP, no acto inaugural do AIAAN, Rafael Vidal, destacou as vantagens da infra-estrutura que nesta primeira fase vai servir para cargas de Angola para África e entre Angola e o mundo.
Para o embaixador, o aeroporto inaugurado pelo Presidente da República, João Lourenço, é um novo canal de integração comercial e turística, uma obra realmente magnífica.
Reforçou que “o Presidente João Lourenço prometeu e cumpriu mais uma obra e o Brasil tem a alegria de fazer parte deste grande evento”.
Rafael Vidal acrescentou que o Brasil é um grande parceiro de Angola, desde a independência, tendo investido muito na infra-estrutura, na reconstrução do país, após a guerra civil.
“Continuamos investindo na infra-estrutura e no desenvolvimento de Angola, não apenas em obras físicas, mas também na cooperação, na agricultura, na saúde e defesa. O aeroporto certamente vai ser um canal ao serviço desse esforço de desenvolvimento de Angola, que vai indo a bom passo”, asseverou.
Disse ser motivo de orgulho estar “no dia 10, véspera das celebrações da Independência de Angola, para a cerimónia de inauguração deste magnífico aeroporto Dr.António Agostinho Neto”.
O embaixador acredita que o acesso será mais rápido com as obras de infra-estruturas que estão a ser construídas, desde transportes ferroviários e estradas.
Histórico da construção do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto
A história da construção do novo aeroporto internacional remonta desde os anos 90, quando o Conselho de Ministros aprovou, em 1997, a Resolução que emanou de um estudo de caso desenvolvido pelo Banco Mundial.
Passados 8 anos, isto em 2005, foi apresentado um estudo de viabilidade do novo aeroporto, elaborado por uma empresa americana, a Perkins & Will.
De seguida, em 2006, a 15 de Maio, é aprovado em Conselho de Ministros, o Decreto n.º 12/06, que oficializa a reserva dos terrenos para a construção do aeroporto.
Em 2007, a Casa Militar do Presidente da República, especificamente o Gabinete de Reconstrução Nacional, assume a responsabilidade do acompanhamento do projecto que se cingiu na elaboração do projecto e na contratação do parceiro (empreiteiro).
Em 2012 foi contratada a empresa portuguesa A1V2, a primeira que trabalhou neste aeroporto, para realizar o projecto de execução da obra de construção do aeroporto.
A 15 de Maio de 2015 foi assinado o contrato com a China International Found (CIF). Desta feita, o projecto foi feito pela empresa chinesa, que era também responsável pela engenharia e construção.
No dia 19 de Maio de 2020 foi assinado a adenda nº1 ao contrato de construção, com a AVIC, onde ficou definido o que hoje representa o projecto final do aeroporto.
A 17 de Junho 2022 foi realizado o primeiro voo experimental, com recurso a uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional, TAAG.
O avião saiu do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro e, com o tempo de voo 13 de minutos, aterrou no novo aeroporto. Este voo serviu fundamentalmente para testar as condições técnicas da pista e de movimentação na zona da placa.
O dia 10 de Novembro 2023 é a data definida para a inauguração do AIAAN, sendo que iniciará actividades com a operação de carga.
Em Fevereiro de 2024 está previsto o início das operações de voos domésticos, sendo que no mês de Junho do mesmo ano dar-se-á início a operações de voos internacionais.HEM/AC