Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Embaixador do Brasil considera novo aeroporto uma plataforma para ligar ao mundo

     Transporte              
  • Luanda • Sexta, 10 Novembro de 2023 | 17h14
Aeroporto Internacional DR. António Agostinho Neto
Aeroporto Internacional DR. António Agostinho Neto
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - O embaixador do Brasil em Angola, Rafael Vidal, considerou hoje, em Luanda, que Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) vai ser uma plataforma de promoção do comércio, turismo, ligando o país ao mundo.

Falando à ANGOP, no acto inaugural do AIAAN, Rafael Vidal, destacou as vantagens da infra-estrutura que nesta primeira fase vai servir para cargas de Angola para África e entre Angola e o mundo.

Para o embaixador, o aeroporto inaugurado pelo Presidente da República, João Lourenço, é um novo canal de integração comercial e turística, uma obra realmente magnífica.

Reforçou que “o Presidente João Lourenço prometeu e cumpriu mais uma obra e o Brasil tem a alegria de fazer parte deste grande evento”.

Rafael Vidal acrescentou que o Brasil é um grande parceiro de Angola, desde a independência, tendo investido muito na infra-estrutura, na reconstrução do país, após a guerra civil.

 “Continuamos investindo na infra-estrutura e no desenvolvimento de Angola, não apenas em obras físicas, mas também na cooperação, na agricultura, na saúde e defesa. O aeroporto certamente vai ser um canal ao serviço desse esforço de desenvolvimento de Angola, que vai indo a bom passo”, asseverou.

Disse ser motivo de orgulho estar “no dia 10, véspera  das celebrações da Independência de Angola, para a cerimónia de inauguração deste magnífico aeroporto Dr.António Agostinho Neto”.

O embaixador acredita que o acesso será mais rápido com as obras de infra-estruturas que estão a ser construídas, desde transportes ferroviários e estradas.

Histórico da construção do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto

A história da construção do novo aeroporto internacional remonta desde os anos 90, quando o Conselho de Ministros aprovou, em 1997, a Resolução que emanou de um estudo de caso desenvolvido pelo Banco Mundial.

Passados 8 anos, isto em 2005, foi apresentado um estudo de viabilidade do novo aeroporto, elaborado por uma empresa americana, a Perkins & Will.

De seguida, em 2006, a 15 de Maio, é aprovado em Conselho de Ministros, o Decreto n.º 12/06, que oficializa a reserva dos terrenos para a construção do aeroporto.

Em 2007, a Casa Militar do Presidente da República, especificamente o Gabinete de Reconstrução Nacional, assume a responsabilidade do acompanhamento do projecto que se cingiu na elaboração do projecto e na contratação do parceiro (empreiteiro).

Em 2012 foi contratada a empresa portuguesa A1V2, a primeira que trabalhou neste aeroporto, para realizar o projecto de execução da obra de construção do aeroporto.

A 15 de Maio de 2015 foi assinado o contrato com a China International Found (CIF). Desta feita, o projecto foi feito pela empresa chinesa, que era também responsável pela engenharia e construção.

No dia 19 de Maio de 2020 foi assinado a adenda nº1 ao contrato de construção, com a AVIC, onde ficou definido o que hoje representa o projecto final do aeroporto.

A 17 de Junho 2022 foi realizado o primeiro voo experimental, com recurso a uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional, TAAG.

O avião saiu do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro e, com o tempo de voo 13 de minutos, aterrou no novo aeroporto. Este voo serviu fundamentalmente para testar as condições técnicas da pista e de movimentação na zona da placa.

O dia 10 de Novembro 2023 é a data definida para a inauguração do AIAAN, sendo que iniciará actividades com a operação de carga.

Em Fevereiro de 2024 está previsto o início das operações de voos domésticos, sendo que no mês de Junho do mesmo ano dar-se-á início a operações de voos internacionais.HEM/AC





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h19

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h14

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h07

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h54

PR incentiva massificação do desporto escolar

PR incentiva massificação do desporto escolar

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h49

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h46

Idosos com protecção social garantida

Idosos com protecção social garantida

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h40


Notícias de Interesse

Taxistas no Soyo encurtam rotas

 Terça, 17 Dezembro de 2024 | 13h57

​Ministro da Defesa enaltece desempenho do Exército

 Terça, 17 Dezembro de 2024 | 13h50

Kwenda cadastra mais de cinco mil famílias no Lubalo

 Terça, 17 Dezembro de 2024 | 13h39

JMPLA e JURA almejam prémio provincial da juventude

 Terça, 17 Dezembro de 2024 | 13h13

SME no Zaire repatria 114 cidadãos da RDC

 Terça, 17 Dezembro de 2024 | 13h09

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+