Luanda – A circulação de comboios de transporte de passageiros e carga, entre as províncias de Luanda, Cuanza-Norte e Malanje, está interdita, a partir de hoje, devido ao descarrilamento de um vagão cisterna do comboio de transporte de combustível, ocorrido esta terça-feira, ao longo desta linha férrea.
A interdição dos comboios, no troço Estação dos Musseques (Luanda)/Malanje, vai durar dez dias, segundo uma nota de imprensa do Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL) a que a ANGOP teve acesso esta terça-feira.
De acordo com o documento, a cisterna descarrilada, com 55 mil litros de gasóleo, fazia parte de uma composição de nove vagões e um “furgon”, provenientes de Luanda para a província de Malanje.
O CFL clarifica que o incidente ocorreu às 9h27, no troço entre Catete e “Barraca”, ponto quilométrico 87+100, no município de Icolo e Bengo.
Esse descarrilamento, acrescenta, provocou o derrame de combustível e de danos na infra-estrutura da linha férrea, com a danificação de cerca de 500 travessas de betão.
Perante esse cenário, o CFL avança que as equipas técnicas já estão no local a trabalhar para retirada do vagão descarrilado e posteriormente a recuperação da linha no referido troço.
Adianta também que, simultaneamente, uma equipa de investigação do CFL está no local para apurar as causas do incidente.
Entretanto, o CFL lamenta os transtornos causados e apela a máxima compreensão e colaboração de todos, informando que está trabalhar para reposição do serviço. DJ/QCB