Luanda – A abertura do concurso público para a Concessão do Direito de Exploração, Gestão e Manutenção do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), em Luanda, realizada esta semana pelo Ministério dos Transportes, permitiu a admissão de duas propostas de empresas que serão submetidas à análise do Governo.
Trata-se de propostas apresentadas pelo consórcio Corporacion América Airports (CAAP), Mota Engil e BestFly, bem como pelo Consórcio China National Aero-Technology (AVIC), International Engineering Corporation (CAIEC) e Yunnan Airport Group Co.
De acordo com um comunicado do Ministério dos Transportes a que a ANGOP teve acesso esta sexta-feira, as referidas propostas serão submetidas a um processo detalhado de avaliação, seguindo-se de uma fase de negociação.
O documento avança que, após a conclusão dessa etapa, a entidade pública contratante tomará a decisão final de adjudicação.
Perfil das empresas
O consórcio Corporacion América Airports é uma empresa especializada na gestão aeroportuária que opera 52 aeroportos, em seis países da América Latina e da Europa (Argentina, Brasil, Uruguai, Equador, Arménia e Itália), sendo ainda a 10ª maior operadora aeroportuária do sector privado do mundo, com base no tráfego de passageiros do ano de 2019.
Conforme dados estatísticos reportado em 2023, os aeroportos operados por esta entidade serviram 81,1 milhões de passageiros, aproximadamente 96,4% do total de passageiros servidos antes da pandemia Covid-19 (84,2Milhões).
Em termos de receitas, em 2019, esse consórcio arrecadou 1,6 mil milhões de dólares e obteve o lucro operacional de USD 223,6 milhões, num investimento de 3,8 mil milhões.
Por sua vez, a Mota-Engil é especializada no sector da construção e gestão de infra-estruturas, com um percurso de mais de 70 anos, líder em Portugal com uma posição consolidada entre as 30 maiores empresas de construção europeias.
Com participações em mais de 200 empresas, a Mota-Engil deixa a sua marca em mais de 30 países, em três diferentes áreas geográficas: Europa, África e América Latina.
Já a BestFly é uma empresa angolana de aviação, fundada em Novembro de 2009, sendo constituída por profissionais qualificados e experientes em aviação executiva no país, tornando-se líder de mercado e a maior empresa em termos de assistência em terra, com uma quota superior a 80%. Oferece outros serviços, que incluem voos fretados e gestão de aeronaves.
Em relação à empresa Yunnan Airport Group Co, é uma das principais empresas estatais da China, em termos de gestão aeroportuária, operando em vários aeroportos na província de Yunnan.
A empresa destaca-se nos serviços aeroportuários, segurança operacional e inovação tecnológica, tendo registado um volume de negócios de aproximadamente USD 1,12 biliões, em 2023.
Tem sob sua gestão 15 aeroportos, garantindo um total de 502 mil voos, com uma movimentação de 63,9 milhões de passageiros e mais de 400 mil toneladas de carga.
Por outro lado, o consórcio China National Aero-Technology International Engineering Corporation é um conglomerado aero espacial de defesa, engenharia e construção de infra-estruturas. Trata-se de uma empresa estatal, afiliada à Aviation Industry Corporation of China.
O concurso público para a Concessão do Direito de Exploração, Gestão e Manutenção do AIAAN, lançado a17 de Novembro de 2023, prevê a concessão por um período de 25 anos, com a possibilidade de se estender por mais15 anos.
Destacar que o AIAAN tem capacidade para movimentar até 15 milhões de passageiros e 130 mil toneladas de mercadorias por ano. Esta infra-estrutura aeroportuária foi concebida como um dos maiores e mais relevantes hub aeroportuários e logísticos do continente africano, com vista a dinamizar as trocas comerciais, promover a mobilidade entre os países de África e consolidar a ligação de Angola com o mundo.
Actualmente, são realizados voos de carga no AIAAN, estando previsto, para o último trimestre de 2024, o seu pleno funcionamento, com a operacionalização dos voos comerciais (domésticos, regionais e internacionais). CLAU/QCB