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Conclusão do troço Cuima/Cusse prevista para Outubro de 2025

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  • Huambo • Sábado, 23 Novembro de 2024 | 20h55
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Troço Cuima/Cusse, entre Huambo e Huíla
Troço Cuima/Cusse, entre Huambo e Huíla
Zeferino Zinga-ANGOP
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Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Gregório dos Santos, faz radiografia do sector no Huambo
Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Gregório dos Santos, faz radiografia do sector no Huambo
Zeferino Zinga-ANGOP

Huambo – O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, assegurou, este sábado, no Huambo, a conclusão para Outubro de 2025 da reabilitação do troço Cuima/Cusse, entre as províncias do Huambo e da Huíla.

O ministro falava à imprensa, no final da visita ao troço de 65 quilómetros, na estrada nacional 354, em companhia do governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, no quadro da radiografia ao sector nesta região do país.

Na ocasião, Carlos dos Santos disse que fruto da visita feita, existem condições para que, até Outubro de 2025, se chegue, no mínimo, à ponte sobre o rio Cuando, que faz a separação clássica entre as províncias do Huambo e a da Huíla.

Na obra, retomada em Março do corrente ano, depois da paralisação em 2919, já foram asfaltados 20 quilómetros e 32 com base de pavimento feito.

A empreitada encontra-se a 60 por cento de execução física, neste momento, a decorrerem trabalhos de terraplenagem, regas, drenagens transversais, longitudinais e pavimentação.

Noutra parte da sua abordagem, Carlos dos Santos disse que a deslocação à província do Huambo permitiu definir como prioridades os trabalhos nos troços Alto Hama/Chipipa/Huambo, Caála/Longonjo/Chinjenje, para além das infra-estruturas integradas e da circular cidade capital desta região do país, que terão início em 2025.

O ministro, que visitou, igualmente, o troço de 56 quilómetros do desvio do Gove Cuima/Chipindo (Huambo/Huíla) na estrada nacional 120, disse existirem condições financeiras previstas no Orçamento Geral do Estado de 2025, para o início dos trabalhos.

Segundo o governante, a via permitirá mais uma ligação privilegiada entre Huambo e Huíla e apoiará o desenvolvimento da economia nacional.

Quanto à via de 38 quilómetros do aterro sanitário do Huambo, o governante informou que, devido aos investimentos na zona, como a fábrica de vacina animal e a estação de tratamento de água, será feito um pavimento rígido de betão, mais robusto e seguro, que corresponderá com as exigências.

Disse existir um programa de estradas de terras, que vai ter maior dinâmica em 2025, principalmente, nos troços que concorrem para o transporte dos produtos dos centros de produção até as zonas comerciais.

A prioridade, conforme o ministro, é uma intervenção em 300 quilómetros de estradas de terra, com ênfase aos troços Calima/Ngandavila, município do Huambo, o que ajudará a escoar a produção agrícola e pecuária na zona.

Informou que a província do beneficiará de 11 unidades de diferentes pontes, que vão servir para os troços críticos locais, sendo este um dos objectivos da sua presença nesta região do país.

No sector da habitação, disse estar previsto, até 2027, a disponibilização de 28 mil lotes para a província do Huambo, o que será apoiado pelo Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, desde a definição das áreas, para os equipamentos sociais e infra-estruturas à população.

A respeito dos edifícios em risco nesta região, disse que o da ex-FAPA será demolido no primeiro semestre de 2025 e, mediante um estudo, será construída uma réplica, para que se mantenha a dinâmica urbanística do centro da cidade.

Por seu turno, o governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, explicou que a visita do ministro serviu para constatar os trabalhos em curso de recuperação da malha rodoviária e da rede das águas pluviais desta cidade, que estavam carenciadas de intervenções urgentes.

Disse serem trabalhos que decorrem no quadro do plano de emergência, sob a égide do Governo da província, para dar solução aos problemas das cidades da Caála e do Huambo, assim como da vila do Bailundo, desde a malha rodoviária, rede de iluminação pública, dos jardins e a micro-drenagem.

Para tal, informou que foram partilhadas preocupações ligadas ao sector das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, sobretudo, as grandes vias circulantes da província do Huambo, projectos de infra-estruturas integradas, que, vão começar, tão logo as condições tiverem sido criadas.

Disse que a circular do Huambo é uma via importante, que vai desviar o tráfego da cidade para as zonas periféricas, para garantir a durabilidade do casco urbano.

Na sua jornada de dois dias de trabalho no Huambo, o ministro Carlos dos Santos visitou, ainda, a empreitada emergencial de macro-drenagem, tratamento e estabilização da ravina do Bloco do Roma, baixa da cidade do Huambo, via de acesso ao aterro sanitário e o troço do Gove Cuima/Chipindo. ZZN/JSV/ALH





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