Lobito - A companhia aérea Fly Angola efectuou, neste sábado, o seu primeiro voo para a República da Namíbia, a partir do Aeroporto Internacional da Catumbela "Paulo Teixeira Jorge", com trinta e cinco passageiros a bordo, soube a ANGOP.
A Fly Angola tem prevista a realização de três voos semanais, com um preço médio, de momento, a partir de 170 mil kwanzas na rota Benguela/Whindoek.
Falando à Radio Lobito, o responsável da companhia na província de Benguela, Elvis Manzambi, afirmou que, dos 35 passageiros, 15 vieram em trânsito a partir de Luanda.
"Dos vinte passageiros que embarcaram na Catumbela, alguns vieram da Huíla, depois de saberem que a companhia começou a operar os seus voos para Whindoek", explicou.
Elvis Manzambi acrescentou que viajou também um passageiro sul-africano que ficou muito satisfeito com a existência desta rota e dali vai rumar para Cape Town (cidade do Cabo/África do sul).
Segundo o responsável, o voo partiu às 11:35 de hoje com regresso marcado para as 16:40, com uma média de 25 passageiros, incluindo alguns em trânsito para Luanda.
A propósito, um dos responsáveis da Associação de Hotelaria e Turismo em Angola afirmou que esta situação trará enornes beneficios para a província, na medida em que haverá mais companhias aéreas com novas rotas disponíveis para outros destinos.
Para Dorix Raimundo, é um momento memorável porque, a seu ver, o turismo movimenta pessoas e o Aeroporto Internacional da Catumbela é uma porta aberta para entrada de turistas nacionais e estrangeiros.
"Com voos regulares para Whindoek, teremos muitos turistas a visitar a província de Benguela, que tem grande potencial turístico, com uma orla maritima de 240 quilómetros de praia", afirmou.
Acrescentou ainda que o clima ronda em média 30 graus centígrados, o que é muito bom para se fazer praia e pesca.
"O sector sai a ganhar porque vai, de certa forma, abranger as industrias alimentar, têxtil, a própria Hotelaria e restauração, e oportunidades para outros investimentos neste sector", considerou.
A Fly Angola é uma companhia aérea privada que serve uma rede de destinos em Angola.
Foi criada em Agosto de 2018 por um grupo de visionários empresários angolanos, inaugurou o seu primeiro voo no mesmo mês. Tem como principal missão responder o desafio de impulsionar o tráfego aéreo seguro de passageiros e carga, contribuindo assim para o dinamismo da economia angolana e capacitando as pessoas, ao conectá-las com o melhor que o nosso país tem a oferecer. TC/CRB