Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Comboio suburbano retoma com 1500 passageiros na primeira semana  

     Transporte              
  • Huíla • Sexta, 23 Setembro de 2022 | 10h55
Huíla: Passageiros em estação do CFM
Huíla: Passageiros em estação do CFM
Morais Silva

Lubango - O comboio suburbano do Lubango, no trajecto Rio Nangombe/Lubango/Poiares e vice-versa transportou na primeira semana, depois de quase dois anos de paralisação fruto da covid-19, mil e 500 passageiros, entre alunos, funcionários e público em geral.

O comboio do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) retomou com seis frequências por dia, ao preço de 100 kwanzas por viagem que começam às 05 horas da manhã, com a sua última frequência às 18 horas, de segunda a sexta-feira, com excepção dos feriados.

Em declarações à ANGOP hoje, sexta-feira, nesta cidade, o director de Marketing, Comunicação e Imagem do CFM, Jacob Hipólito, afirmou que o comboio retoma para dar resposta a necessidade de mitigar os problemas de mobilidade urbana com o cariz social e de alunos.

Declarou que por viagem são disponibilizados 500 lugares, ligando as estações do Rio Nangombe a do Poiares.

“A adesão é satisfatória, pois embora antes da paralisação já era um serviço consolidado, a média de transporte diária era de dois mil e 500 a três mil passageiros e acreditamos que com tempo vamos atingir essa cifra e ultrapassar”, manifestou.

Apelou à sociedade a colaborar com o CFM no combate ao vandalismo que a empresa tem estado a sofrer, pois trata-se de bens pertencentes a todos.

O CFM faz as rotas passageiros Lubango/Menongue, mistos Lubango/Moçâmedes, Lubango/Menongue e Lubango/Tchamutete, enquanto as composições de carga trazem gasóleo do Porto do Namibe ao Lubango, assim como granito da comuna da Arimba ao Namibe, Namibe/Jamba e gás butano Sacomar/Menongue.

Este caminho-de-ferro estende-se por uma linha de 905 quilómetros, da província do Namibe ao Menongue, província do Cuando Cubango, com 56 estações, passando pelo Lubango, onde tem a sua sede.

A rota beneficiou de obras de melhorias que iniciaram em 2006 e terminaram em 2014, numa empreitada que custou 1.2 milhões de dólares norte-americanos, para renovação da linha férrea e a construção de 56 novas estações.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+