Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Comboio do CFM retoma circulação no ramal da Jamba

     Transporte              
  • Huíla • Quinta, 31 Março de 2022 | 17h18
Huíla: Estação do CFM na comuna do Dongo
Huíla: Estação do CFM na comuna do Dongo
Morais Silva

Jamba – A circulação do comboio do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) no ramal entre a estação do Entroncamento (comuna do Dongo) e a vila sede município da Jamba, retoma já neste Abril, após dois anos de paralisação devido à Covid-19.

O caminho CFM tem um traçado de 905 quilómetros entre o Namibe e o Cuando Cubango, passando pela Huíla através dos municípios do Lubango, Quipungo, Matala, Jamba (neste através da comuna do Dongo) e Cuvango.

As obras de reabilitação das infra-estruturas dessa empresa pública, em 2006, permitiram pela primeira vez a construção de um ramal que liga a estação do Entroncamento à vila da Jamba e que segue até à comuna de Tchamutete, com 96 quilómetros de extensão.

Entre as três comunas do município ligadas pelo caminho-de-ferro e que fazem a conexão com o Lubango e Menongue, a preocupação dos populares, que têm no comboio o seu principal meio de transporte de mercadorias, é visível.

A paralisação tinha sido forçada pelas medidas restritivas da covid-19, mas a retoma atrasou devido a revisão de alguns aspectos técnicos na linha, segundo o responsável da empresa na Jamba, Joaquim Ovídio.

“Neste momento já temos a nossa equipa de limpeza e manutenção a trabalhar já na via e até dia 15 de Abril teremos o comboio a circular aqui na Jamba", precisou.

O responsável esclarece que numa primeira fase serão feitas duas frequências semanais, transportando carga e passageiros da Jamba ao Lubango, vice-versa.

Já o administrador municipal da Jamba, Abel Wandy André, que avaliou os trabalhos, considerou que o comboio é um meio de transporte abrangente, daí que não tem dúvidas de que irá facilitar a vida das pessoas que pressionam.

Segundo ele, já faz tempo que solicitou ao CFM para o retorno desse meio à zona e a resposta foi positiva.

O CFM tem actualmente quatro frequências semanais no trajecto Lubango/Menongue (vice-versa) e um comboio de carga Lubango/Namibe por dia, que transporta perto de duas mil toneladas de ferro, granito, combustível e madeira.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Mais de 10 mil famílias beneficiam do Kwenda no Cunene

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 17h26

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+