Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Comboio do CFM regressa a Cassinga com 300 passageiros

     Transporte              
  • Huíla • Quinta, 21 Abril de 2022 | 09h10
Huíla: Passageiro no comboio do Cfm
Huíla: Passageiro no comboio do Cfm
Morais Silva

Lubango – Dois anos depois, a circulação do comboio de Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) entre a cidade do Lubango e o município da Jamba, província da Huíla, num traçado de cerca de 400 quilómetros, retomou hoje, quinta-feira, com uma composição mista.

A locomotiva partiu esta manhã da estação da Mukanka, arredores do Lubango, com destino a do Entroncamento, de onde apanha o ramal de 96 quilómetros que passará pela sede da Jamba e seguirá a Cassinga, numa viagem de cinco horas. 

O preço do bilhete, em segunda classe, custa seis mil 100 kwanzas e de terceira a Kz três mil 245. 

A composição leva 300 passageiros e 50 toneladas de carga, um regresso que é sentido como um alívio pela população local, que tem no comboio o principal meio de transporte de pessoas e de escoamento da produção.

A paralisação deu-se em Março de 2020, forçada pelas limitações impostas pela pandemia da Covid-19.

O administrador técnico do CFM, José Gaspar Camunda, disse esta quinta-feira que haverá uma frequência semanal nesse trajecto, que há muito pedia o retorno do comboio.

Assegurou estarem criadas todas as condições técnicas para que seja mantida a regularidade das viagens, pois foi feito um prévio trabalho de manutenção no traçado.

Já, Joaquim Marra, passageiro, destacou a importância dessa retoma, pois vai permitir o escoamento da produção agrícola e de animais para a cidade, assim como fomentar o comércio.

“O preço do milho na Jamba está a 100 Kwanzas o kg e esse regresso vai influenciar a sua redução no Lubango, onde custa 275”, disse o comerciante.

Por seu turno, o administrador da Jamba, Abel Wandy André, valorizou a retoma e considerou ser uma resposta à principal necessidade dos 134 mil e 035 habitantes do município, o transporte.

A circulação do comboio do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) no ramal entre a estação do Entroncamento (comuna do Dongo) e a vila sede município da Jamba vai beneficiar semanalmente mais de 600 pessoas e transportar perto de 100 toneladas de carga, na sua maioria bens agro-pecuários.

O caminho CFM tem um traçado de 905 quilómetros entre o Namibe e o Cuando Cubango, passando pela Huíla através dos municípios do Lubango, Quipungo, Matala, Jamba e Cuvango.

As obras de reabilitação das infra-estruturas dessa empresa pública (2006-2010) permitiram pela primeira vez a construção de um ramal que liga a estação do Entroncamento à vila da Jamba e que segue até à comuna de Tchamutete, com 96 quilómetros de extensão.

O CFM tem actualmente quatro frequências semanais no trajecto Lubango/Menongue (vice-versa) e um comboio de carga Lubango/Namibe por dia, que transporta perto de duas mil toneladas de ferro, granito, combustível e madeira.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Angola regista redução da taxa de letalidade da cólera

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 15h52

Governador assegura facilitação aos empresários 

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 15h50

“Cadeia de abastecimento” inserida no mercado literário

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 15h47

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+