Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

CFM aposta em nova geração de comboios de passageiros interurbano

     Transporte              
  • Huíla • Sexta, 20 Agosto de 2021 | 18h56
Huíla: Traçado do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes
Huíla: Traçado do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes
Morais Silva

Lubango - A nova geração de locomotivas do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM), destinadas ao transporte urbano de passageiros na cidade do Lubango, vai aumentar o número de utentes de 47 mil/mês para mais de 200 mil.

Trata-se de três locomotivas das chamadas Unidades Multiplas Diesel (DMU) automotoras, vocacionadas ao transporte específico urbano e interurbano de passagueiros, adquiridas pelo Ministério dos Transportes e que em breve devem chegar à Huíla, a semelhança do que aconteceu com Luanda e Benguela. 

As DMU são um protótipo de novos veículos ferroviários que podem transportar até 700 passagueiros por dia.

Actualmente o transporte suburbano de passageiro feito com locomotivas de longo curso está suspenso há já um ano devido à Covid-19.

Era um serviço que beneficiava estudantes, pequenos produtores e trabalhadores num trajecto de 38 quilómetros, em três frequências/dia.

A nova geração comporta três comboios automotores que vão percorrer um traçado de 68 quilómetros de linha, desde a Chela até à Chanja passando pela cidade do Lubango, no sentido descendente e ascendente com 17 paragens e previsão de transportar um milhão e 670 mil passageiros durante o ano.

Em declarações à ANGOP hoje, no Lubango, o administrador financeiro do CFM, António Conceição, disse que os meios estão adaptados à realidade social, com maior conforto e menos peso em relação as gerações anteriores da empresa.

Avançou serem meios rápidos, acessíveis, inclusivos e têm isolamento térmico para evitar que os passageiros escutem o barulho do exterior do comboio.

Admitiu existirem ainda alguns constrangimentos burocráticos derivados da situação pandémica que atrapalharam a importação e chegada dos meios ao país, antes previstos para 2019, mas que em breve estarão à disposição da cidade do Lubango.

Declarou que para o ano de arranque está estimada uma taxa de ocupação de 60 por cento da capacidade, ao passo que nos anos seguintes a ideia é já aumentar de forma paulatina, até atingir os 100 por cento.

“Estamos a falar de um traçado curto que circunda a cidade do Lubango e por esta via as pessoas não precisam necessariamente de sentarem-se”, esclareceu.

Com o serviço, conforme o administrador, será triplicada a oferta e aumentar as receitas pelo volume de passageiros a transportar, um trajecto que vai possibilitar que em dois ou três locais seja permitida a intermodalidade, com os serviços de táxi e autocarros.

O CFM tem actualmente quatro frequências semanais no trajecto Lubango/Menongue (Cuando Cubango) e vice-versa, que devido a covid-19 transporta mais de 400 pessoas por viagem e uma diária, em comboio de carga Lubango/Namibe, que transporta pelo menos duas mil toneladas/dia.  

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

FADA abre representação no Huambo  

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 18h24

CNJ reforça stock de sangue do Hospital Geral do Uíge

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 18h15

Kilamba Kiaxi intensifica reordenamento urbano

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 18h11

Comissária cessante da UA homenageada em Nairobi

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 18h09

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+