Luena – O Conselho de Administração do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) reiterou, esta quinta-feira, no Luena, província do Moxico, a aposta na melhoria das condições de prestação dos serviços aos passageiros.
A garantia foi dada pelo administrador Executivo para a Área Técnica do CFB, Otoniel Manuel, durante o acto de inauguração de um Terminal de Passageiros baptizado por “Cristiano Reis D´Almeida”, em homenagem a um Administrador Não executivo da empresa, natural do Moxico, com mais de 50 anos de serviço.
A Infra-estrutura foi construída na estação da cidade do Luena, numa área de mil e 425 metros quadrados, com capacidade de acomodar 350 passageiros sentados e com diversos serviços de apoio,
Em declarações à imprensa, o responsável destacou o processo de transformações que está a ser implementado no Corredor do Lobito, resultado do processo de concessão dos serviços ferroviários e logística de suporte, afirmando que o sector terá muitos benefícios após a sua conclusão.
“ O corredor do Lobito voltou à baila como um grande player no domínio dos corredores da SADC” sustentou.
A infra-estrutura inaugurada foi construída em ano, com fundos desta empresa ferroviária, contendo serviços de bilheteira, restaurantes, lojas de conveniências e balneários.
No acto da inauguração, o vice-governador provincial para o sector Político, Económico e Social, Víctor da Silva, ressaltou a importância da infra-estrutura na acomodação dos passageiros, contribuindo no processo da melhoria da qualidade dos serviços.
Víctor da Silva recomendou igualmente a necessidade da melhoria da transportação dos passageiros do CFB, apesar de reconhecer as limitações desta empresa, relativamente ao número de carruagens.
Com mil e 300 quilómetros de linha, o Caminho de Ferro de Benguela se estende da província de Benguela ao Luau, na província do Moxico, sendo o meio de transporte mais utilizado na ligação entre o leste e a região centro-sul do país.
O Caminho de Ferro de Benguela é a única ligação ferroviária da África Central ao Atlântico. A sua construção foi iniciada a 1 de Março de 1903, tendo ficado concluída a 2 de Fevereiro de 1929.
A 10 de Junho de 1931 chegou ao Porto do Lobito o primeiro carregamento de cobre da região de Katanga (RDC). TC/YD