Luena – O Caminho de Ferro de Benguela (CFB) está sem capacidade para atender a elevada procura de passageiros na rota Moxico/Huambo, admitiu, esta quarta-feira, no Luena, o representante desta empresa pública no Moxico, Augusto Funete.
Neste período do ano, a empresa viu reduzido, há três meses, o número de carruagens neste trajecto de cinco para três diários, provocando inúmeras dificuldades à população, que tem os comboios como único meio para efectuar viagens nesta região, por falta de estrada asfaltada.
Atualmente a capacidade de transporte reduziu quase a metade, passando de dois mil 700 anteriores, para mil 380 passageiros semanais, correspondendo a dezoito carruagens semanais, contra as trinta anteriores.
“Os vagões não são suficientes para satisfazer a demanda dos passageiros, o que impossibilita transportar toda gente”,justificou Augusto Funete.
Segundo o responsável, problemas operacionais e técnicos estão na base da escassez de carruagens para o transporte de clientes e mercadorias na circunscrição.
Durante uma ronda efectuada pela ANGOP, na estação do Luena, foi notório o desespero da população aquando da compra do bilhete de passagem.
O cidadão José Pedro, que pretende viajar para a província de Benguela, disse que há mais de cinco dias tem tentado adquirir um bilhete de passagem.
“Está difícil, é triste viver uma situação dessa, onde mulheres e crianças choram porque não conseguem viajar para a suas origens”, lamentou
Já o utente Jinga Martinho disse que diariamente são vendidos 45 bilhetes “eles alegam que os restantes são reservas das instituições, como ficamos nós “, disse.
Já a cidadã Helena Candida,comerciante de 58 anos de idade, disse que há três dias que pernoita na estação do Luena, mas a alegada desorganização e esquema na comercialização, tem dificultado a aquisição do bilhete.
O corredor do Lobito possui mil 344 quilómetros de extensão, numa linha que inicia no Lobito, província de Benguela, passando pelo Huambo, Bié e culmina no município fronteiriço do Luau, no Moxico,com um total de 67 estações. ISAU/TC/YD