Luanda - Cento e trinta e um passageiros embarcaram, esta sexta-feira, no voo 777 - 300 ER/TEK, da Linhas Aéreas de Angola-TAAG, no quadro da cerimónia de inauguração do aeroporto Dr. António Agostinho Neto.
A bordo da aeronave, cuja viagem terá a duração de aproximadamente 30 minutos, embarcaram gestores e figuras públicas, entidades tradicionais, entre outros convidados do Governo Angolano.
A aeronave está a ser tripulada pelo comandante João Mendes, chefe de frota 777 (triple seven) da transportadora aérea de bandeira, que passará a ter nesse novo aeroporto a sua "Base Aérea".
De acordo com o chefe de escala da TAAG, Gelson Moniz, depois desse voo simbólico, a companhia só iniciará, efectivamente, as suas operações em 2024, ligando vários destinos domésticos, regionais e internacionais.
O regresso da aeronave ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro está marcado para as 14 horas.
Localizado no distrito urbano do Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, província de Luanda, será inaugurado pelo Presidente da República, João Lourenço.
A infra-estrutura, erguida a 40 quilómetros da capital do país, entra em funcionamento de forma faseada, sendo a 1ª reservada aos serviços de carga, até Fevereiro de 2024.
Segundo o cronograma de funcionamento do novo Aeroporto Internacional de Luanda, a 2ª fase inicia-se em Fevereiro de 2024, com as operações de voos domésticos.
Conforme a planificação do Governo angolano, a última etapa, prevista para o mês de Junho de 2024, será marcada pelo início das operações de voos internacionais.
Numa primeira fase, o novo aeroporto funcionará com uma certificação provisória, pelo facto de ainda não haver experiência suficiente de operações do aeroporto.
A abertura faseada da nova infra-estrutura ocorre por razões de segurança, testes, certificação e treinamento de pessoal, para avaliar a demanda real, procedimentos que ajudam a minimizar riscos e garantir uma transição suave para a operação completa.
A nova infra-estrutura aeroportuária ocupa uma área de 1.324 hectares, tem capacidade para 15 milhões de passageiros e um volume de carga de 130 mil toneladas por ano.
Com duas pistas duplas, o aeroporto está preparado para receber, entre outros, aviões do tipo B747 e A380, este último considerado a maior aeronave comercial da actualidade.
A pista sul (a maior), que dispõe de quatro mil metros por 60 de largura, recebeu, em Junho de 2022, o primeiro voo experimental de uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional - TAAG.
Além das duas pistas, o AIAAN conta igualmente com 31 mangas, das quais 19 para os serviços internacionais e 11 para os domésticos, assim como 9 tapetes rolantes para o depósito de bagagem, seis dos quais dedicados aos voos internacionais.
A infra-estrutura contempla 26 balcões do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), um parque de estacionamento para mil e 710 viaturas, assim como espaço reservado para lojas, numa área de mil 825 metros quadrados.
Dispõe, também, de 22 salas VIP, uma clínica e um centro de primeiros socorros anexado ao terminal de passageiros, além de contemplar a construção de raiz de uma cidade aeroportuária, que cobrirá uma área total de 75 km2.
O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto dispõe de rampas, elevadores e pessoal treinado para prestar atenção especial às pessoas com mobilidade reduzida.
O novo aeroporto foi concebido para ser um HUB (placa giratória onde se concentra grande número de voos a determinadas horas), com ligações domésticas, regionais e internacionais, sendo a principal porta de entrada de Angola para o mundo. MDS/VM