Cabinda – Um navio de transporte de passageiros e cargas inicia a operação na rota Cabinda/Soyo/Luanda e vice-versa, em finais de Março do ano em curso.
A informação foi confirmada esta terça-feira pelo governador de Cabinda, Marcos Nhunga, adiantando que as obras do terminal de passageiros, cargas e do quebra-mar, em curso na capital provincial, alcançaram uma execução na ordem de 88 por cento.
“Temos esperança que a partir deste trimestre o navio (denominado “Cabinda”), que já se encontra no país, possa iniciar a transportação de pessoas e cargas contentorizadas, incluindo viaturas”, afirmou Marcos Nhunga.
A embarcação que vai ligar as províncias de Cabinda, Zaire (Soyo) e Luanda, chegou em Novembro último ao país e vai integrar a frota de Catamarãs da empresa Sécil Marítima.
Fabricado na Holanda, o navio com 40 metros de comprimento e uma velocidade máxima de 20,5 milhas náuticas/hora, tem uma capacidade para transportar 62 passageiros, nove contentores e dez veículos, para além de carga diversa.
Um dos objectivos da aquisição da embarcação “Cabinda” é minimizar as dificuldades decorrentes da descontinuidade geográfica entre essa província com o resto do território do país. bem como melhorar as condições de vida dos habitantes locais e potenciar o crescimento da sua economia.
Ainda sobre transportes, o governador Marcos Nhunga anunciou a distribuição de 20 novos autocarros, para acudir a circulação interurbana, comunal e municipal.
A entrega da frota é uma resposta às preocupações das populações, sobretudo dos municípios de Cacongo, Buco-Zau e Belize, cujo meio de transporte tem sido de táxis, com custos elevados (mil a 5 mil kwanzas), num percurso de 120 a 200 quilómetros.