Lubango – Mil antigos combatentes e veteranos da Pátria, de três mil 312 controlados pelo Gabinete de tutela, na Huíla, beneficiaram, no fim-de-semana, do cartão “GiraMais”, de subvenção do transporte público colectivo.
Trata-se de passes entregues pela Empresa Nacional de Bilheteira Integrada (ENBI), afecta ao Ministério dos Transportes, na perspectiva de ajudar a locomoção do grupo-alvo de forma gratuita.
Falado à imprensa, à margem da entrega dos cartões “GiraMais”, um dos beneficiários na condição de deficiente, Firmino Pinto Tchiquete, elogiou a acção do governo local na resolução de um dos principais problemas que o grupo vive.
Por sua vez, a directora do gabinete provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Verónica Rito, afirmou que os cartões constituem uma mais-valia aos assistidos, numa altura em que enfrentam dificuldades nas deslocações.
Referiu que a concretização deste desiderato é consequência de um acordo rubricado, em 2023, com a ENBI, para facilitar a mobilidade urbana dos pensionistas.
“A ideia é que todos antigos combatentes tenham os cartões GiraMais e, deste modo, evitar que estejam sujeitos a riscos quando caminham a pé muitas”, disse.
Na mesma senda o director regional sul da ENBI, Octávio João, afirmou que a actividade é o culminar de um processo que está em curso a nível nacional, que visa atender as necessidades de mobilidade desta franja.
Referiu que, nesta altura, foram emitidos mais de 966 cadastros, cujos passes serão entregues dentro de dias.
Desde a sua implementação de entrega de cartões GiraMais, na Huíla, já foram entregues dois mil cartões a estudantes do I ciclo matriculadas em 96 escolas do Lubango e duas da Humpata.
A Empresa Nacional de Bilhética Integrada, é do sector Empresarial Público e dedicada à implementação e gestão do Sistema Nacional de Bilhética Integrada para os Passes Sociais e Regulares dos transportes públicos colectivos de passageiros. JT/MS