Luanda – Cinco técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) e dois da Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENNA) participaram, no período de 5 a 19 deste mês, em Beijing-China, numa formação sobre Sistema Integrado para informações Meteorológicas.
Trata-se do segundo grupo de técnicos angolanos formados nas instalações da Administração Meteorológica da China (CMA sigla em inglês) no quadro do projecto de funcionamento do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN).
A formação teve como objectivo fornecer previsões globais de meteorologia aeronáutica e informações de condições meteorológicas por meio de uma rede completa, integrada e uniforme de informações, com o máximo proveito das novas tecnologias.
O treinamento em Sistema de Previsão de Área, com o uso de Imagens de Satélite, servem, de igual modo, para aumentar a precisão das previsões meteorológicas a nível local, permitindo aos meteorologistas detectar e estudar eventos de tempo e clima de menor escala a partir de dados de diversos satélites.
Com uma extensão de 1.324 hectares, o Novo Aeroporto Internacional de Luanda, situado na comuna do Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, está projectado para receber 15 milhões de passageiros/ano, após a sua conclusão.
O projecto consubstancia-se numa cidade aeroportuária, com prédios modernos e serviços complementares, num perímetro onde coabitam edifícios, jardins e equipamentos de última geração.
Em concreto, o projecto abarca, nos seus 75 quilómetros quadrados de área, a estrutura principal do aeroporto, um terminal protocolar à parte, outro de carga, dois centros de bombeiros, um hotel com 53 quartos, edifícios de controlo de tráfego integrado, de controlo de tráfego aéreo e um posto de abastecimento de combustível.
De acordo com a memória descritiva, a futura cidade aeroportuária terá, igualmente, as sedes da Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA) e da Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENNA-EP), um prédio para serviços de catering (confecção de alimentos servidos a bordo) e um outro para equipamentos de apoio às aeronaves.
Contará ainda com uma sub-estação eléctrica, um terminal de armazenamento de combustíveis, três centrais de refrigeração, edifício dos órgãos de inspecção e segurança, terminal de cargas e dois centros médicos para primeiros socorros. VM