Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Novo Aeroporto Internacional regista 32 voos de carga

     Transporte              
  • Luanda • Terça, 20 Fevereiro de 2024 | 10h49
Vista frontal do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.
Vista frontal do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.
Nelson Malamba

Luanda - O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), que se encontra em transição operacional para ‘hub' da aviação no continente africano, realizou desde o início das operações 32 voos, totalizando 326, 59 toneladas de carga.

Desses voos, 28 foram de importação e 4 de exportação, totalizando 326,59 toneladas de carga processadas (310,20 de importação e 16,39 de exportação), com recepção de aeronaves do tipo Boeing 747-400, 737-800, Antonov 12 e Antonov 24, com frequência média de 3 a 4 voos por semana, operadas pelas companhias GRUPO LIZ, TAAG, MULTIFLIGHT e CELTA.

A transição operacional é fruto do processo da activação gradual do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) sob a gestão do Airport Temporary Operator (ATO).

Esse processo ocorre enquanto se  finaliza a selecção e a concessão do operador definitivo que será responsável pela gestão futura do aeroporto, segundo uma nota de imprensa do Ministério dos Transportes a que a ANGOP teve acesso hoje, terça-feira.

De acordo com o documento, a transferência das operações do Aeroporto 4 de Fevereiro para o AIAAN decorre em três fases, designadamente o período da ‘Activação do Terminal de Cargas’, com a recepção dos primeiros voos cargueiros puros; ‘Activação do Terminal de Passageiros’, com o início das operações dos voos domésticos; e ‘Início das operações dos voos internacionais’.

Cada uma dessas fases está a seguir a metodologia ORAT (Operational Readiness & Airport Transfer), que conta com a participação de todos os envolvidos do sector da aviação civil.

O documento explica que o objectivo é garantir a prontidão e a excelência operacional das infra-estruturas, sistemas e capital humano, facilitando uma transferência bem sucedida, adequada e segura das operações para o novo aeroporto.

A nota esclarece que, após  o AIAAN obter as certificações operacional e aduaneira da ANAC e AGT, respectivamente, o ATO deu início à fase 1.

Essa fase envolveu a transferência de todos os voos cargueiros puros para o novo e moderno Terminal de Carga Aérea do AIAAN, cujo primeiro voo se realizou a 19 de Dezembro de 2023, pela companhia de bandeira nacional, TAAG.

O AIAAN possui uma infra-estrutura aeroportuária moderna e tecnológica distribuída em aproximadamente 30 km². Possui duas pistas de aterragem e descolagem com capacidade para receber aeronaves de médio e grande porte como o B747-800 e o A380.

O aeroporto tem capacidade para receber até 15 milhões de passageiros e até 130 mil toneladas de carga por ano.

O complexo de cargas oferece instalações seguras e eficientes para o manuseio de diversos tipos de mercadorias, incluindo refrigeradas, perigosas, valiosas e animais vivos, distribuídas em áreas específicas para importação, exportação e carga doméstica. HM/QCB





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Chuva deixa intransitável estrada do Hospital do Zango

 Terça, 18 Fevereiro de 2025 | 17h17

Papa passa noite "tranquilamente"

 Terça, 18 Fevereiro de 2025 | 17h07

Sagrada Esperança promete melhorias na segunda volta

 Terça, 18 Fevereiro de 2025 | 17h01

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+