Luanda – Os voos domésticos e internacionais a partir do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AlAAN) iniciam na segunda quinzena de Novembro, informou neste sábado, o director-geral do Operador Temporário do Novo Aeroporto de Luanda (ATO), António Pombal.
Falando à imprensa, durante o 3º simulacro integrado dos testes operacionais do novo aeroporto, disse que nesta altura as companhias aéreas estão a proceder à reprogramação e alteração dos códigos de vôos e de outros procedimentos operacionais e logísticos.
Segundo o gestor, o processo de transferência operacional do Aeroporto 4 de Fevereiro para AIAAN já está em 62% e que a mesma deverá efectivar-se até a entrada em funcionamento deste novo aeroporto.
Sobre o do 3º simulacro integrado, esclareceu que o objectivo é testar os sistemas operacionais e procedimentos de todos os intervenientes no funcionamento aeroportuário, para que todas as acções estejam asseguradas e dentro dos parâmetros estabelecidos, até o início das operações.
Para o efeito, participaram cerca de mil 683 passageiros, dos quais 83 do serviço de desembarque de um voo TAAG que aterrou por volta das 10 horas 18 minutos no AIAAN, e 1600 estiveram envolvidos no processo de embarque de três voos internacionais e para dois destinos domésticos.
Disse que neste simulacro foram envolvidas duas companhias, a TAAG e a Qatar Airways, numa operação onde foram testados os serviços de check-in, migração, Agência Geral Tributária (AGT) recolha de bagagem, sistemas de saúde e de segurança, o mix comercial, assim como todos os “stakeholders” que operaram dentro do aeroporto.
“Ao nível de infra-estruturas aeroportuárias, a simulação operacional é fundamental para assegurar o funcionamento eficiente, confortável, seguro, fluido e regular dos vários serviços disponíveis e necessários”, asseverou o director geral do ATO.
António Pombal avançou que outro simulacro acontece no mês (Outubro) com a participação de quase todas as companhias que operam no país.
Por sua vez, a directora de marketing do Operador Temporário do Aeroporto (ATO), Tânia Abreu, explicou que este exercício faz parte do processo de mudança do Aeroporto 4 de Fevereiro para o AIAAN, para que se identifiquem eventuais falhas, corrigi-las e afinar procedimentos.
A responsável clarificou que os simulacros visam avaliar o funcionamento e o grau de prontidão de áreas essenciais do aeroporto, bem como aferir a capacidade de resposta das equipas e meios previstos no plano de emergência, para garantir a eficiência e a segurança das operações aeroportuárias alinhadas às práticas internacionais.
Esta acção, inclui a chegada de passageiros, até ao embarque na aeronave, igualmente o processo de bagagens, até a operacionalização geral do AIAAN, sendo que o 3º simulacro incidiu sobre o movimento de passageiros, aterragem e decolagem da aeronave, circulação dos funcionários, fluxo do comboio, e transação de carga para o respectivo terminal.
Os passageiros, chegaram ao novo aeroporto de comboio, serviço de táxi, viaturas particulares, autocarros e de uma aeronave da TAAG.
Sobre o AIAAN
O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto está inserido numa área total de 75 quilómetros quadrados e conta com duas pistas paralelas e com um volume de carga anual previsto de 130 mil toneladas.
A pista norte tem 4 200 metros de comprimento, enquanto a sul tem 3 800 metros, ambas com 60 metros de largura.
O aeroporto conta com infra-estruturas complementares tais como lojas, galpões, restaurantes, escritórios, bem como hotéis nas proximidades.
Para garantir uma ligação rodoviária viável com Luanda, a estrada EN-230, que liga Luanda a Malanje, que passa por Viana e Icolo e Bengo, foi alargada.
A ligação ferroviária ao centro de Luanda através do Ramal do Aeroporto já é uma realidade, com a Estação Ferroviária do Aeroporto, que se liga ao terminal final a partir da Ferroviária do Bungo. OPF/ADR