Luanda – Um avião do tipo Airbus A359 da companhia aérea alemã Lufthansa aterrou de emergência, sábado último, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, depois da tripulação detectar fogo no motor esquerdo da aeronave.
O aparelho, que realizava o voo LH575 da Lufthansa, partia de Cape Town (África do Sul) para Munique (Alemanha), com 286 pessoas a bordo, das quais 13 tripulantes e 273 passageiros.
Segundo uma nota de imprensa enviada este domingo à ANGOP pela Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA), após a identificação do incidente, a tripulação declarou de imediato a emergência e solicitou autorização para aterrar no Aeroporto Internacional de Luanda, pelas 14h18, hora local.
Acto contínuo, foram de imediato activados todos os sistemas do Plano de Emergência do Aeroporto, que incluíram os bombeiros, INEMA, as operações aeroportuárias e a equipa multidisciplinar de resposta rápida para situações de emergência do aeroporto.
Cerca de 35 minutos depois de ter declarado a situação de emergência, o Airbus A359, com o número de registo D-AIXE, aterrou às 14h56, na pista principal do aeroporto, tendo as equipas no terreno solucionado a situação em tempo record, estando a aeronave, os passageiros e a tripulação em completa segurança.