Ondjiva – O director do gabinete para o Desenvolvimento Económico e Integrado do Cunene, Felisberto Hisimongula, disse, esta segunda-feira, ser necessário que a província invista mais nos sectores dos Transportes e da Indústria para a alavancar a economia local.
Ao falar durante o fórum sobre “O papel do sector dos transportes no desenvolvimento da indústria”, em Ondjiva, considerou insuficiente o serviço de transporte de passageiros e de mercadoria na província, apesar da diversidade de operadores.
Relativamente à indústria, referiu que as unidades fabris existentes são de pequeno porte e pouca capacidade de transformação de matérias-primas, quadro que se pretende melhorar.
Segundo o director, o governo local tem estado a trabalhar na identificação de um espaço para a instalação do pólo de desenvolvimento industrial.
Informou que este sector tem cinco projectos financiados com um valor de 321 milhões de kwanzas, entre os 84 contemplados na província, no âmbito dos programas de diversificação da economia.
O fórum é uma iniciativa dos gabinetes dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Económico e Integrado, que controla 700 viaturas que prestam serviço de táxi e quatro mil moto-táxi. PEM/LHE/VC