Ramiros -O Nó Rodoviário do Talatona, que liga a parte norte e sul de Luanda, foi inaugurado e aberto ao trafego, no domingo.
A obra, que orçou 55 milhões de dólares, liga dois viadutos com cerca de 70 metros de comprimento e 30 de profundidade em duas faixas de rodagem cada, ligando a zona do distrito do Benfica/Futungo e Morro Bento/Golfo-2, com acesso a Avenida 21 de Janeiro e outras zonas.
Comporta ainda duas vias centrais com rodo-anel com acesso ao distrito de Talatona/Benfica e Avenida Pedro de Castro em direção ao centro da cidade e outras vias da periferia.
A empreitada, que teve início em 2018, sofreu vários constrangimentos de ordem administrativa e financeiro, provocando algum atraso na sua conclusão.
O ministro das Obras Públicas e Ordenamento de Território, Manuel Tavares de Almeida, disse que obedece às normas das estradas da SADC.
O Nó de Talatona faz parte dos planos estabelecido no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018/22, no âmbito da mobilidade urbana, em Luanda.
Dos 41 previsto 21 já foram executados, com o objectivo de evitar os constragimentos da periferia e centro da cidade.
Conforme o ministro, vai permitir o acesso mais rápido e ajudar a desafogar a estrada principal da Samba, 21 de Janeiro, Golfo-2 e sul de Luanda.
Destacou a projeção da construção de outros Nós e Viadutos na zona da estrada da Samba, Estalagem e margens do Rio Cambambe, respectivamente nos distritos de Luanda, Talatona, Cazenga e Viana.
A chamada zona da UGP era caracterizada com muitos constrangimentos, principalmente nas horas de ponta.
Os engarrafamentos com mais de sete quilómetros criavam constrangimentos rodoviários para quem vai para as Bombas de Mirantes em direção ao Golfo, 21 de Janeiro ou para o Sul, em direção ao Talatona/Futungo/Benfica.
A zona era utilizada com duas vias com igual número de faixas e uma rotunda.
Fontes da Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária (DTSR) calculam que nesta via circulam, em dias úteis, mais de cinco mil viaturas em direção aos vários pontos de Luanda.