Luanda – A 3ª edição da Angola Startup Summit/2024, que encerrou este sábado (18), em Luanda, distinguiu os empreendedores tecnológicos que mais se destacaram ao longo dos três dias de exposição.
Entre os mais destacados, a Unitel, uma das promotoras da feira, distinguiu a startup “Biscateiro”, que se destacou na categoria Inovação, “Mirabilis Game Studio, na categoria Impacto social e a “Ecomap”, que ficou com a melhor participação no evento.
Por outro lado, o Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), destacou a startup “Tchiwa”, vencedor do sector do turismo, “Agricargas”, na categoria Agronegócios, “Buka”, na categoria educação e “Aki”, na categoria Digital.
Ao intervir na cerimónia de encerramento da também considerada “maior bolsa de empreedendorismo tecnológico”, o presidente do Conselho de Administração do INAPEM, João Nkosi, considerou satisfatória as várias soluções apresentadas pelas startup que participaram no evento.
Segundo dados disponibilizados pela organização, o certame contou mais 500 manifestações de interesse por parte das empresas emergentes que tencionavam inscrever-se das quais 208 concluíram as inscrições e 135 estiveram presentes no evento, depois de serem apuradas.
Entre os sectores mais destacados, constam o turismo, a educação, os serviços e as tecnologias.
O evento contou com a participação de startup de oito províncias, entre elas a Huíla, Cabinda, Namibe, Luanda e Uíge, para além de representantes de Portugal, Brasil, Moçambique, China e Macau.
Durante três dias, o evento ficou marcado com assinatura de acordos de cooperação para fortalecer o ecossistema de negócios emergentes e a inovação em Angola, assim como permitiu os participantes debater várias temáticas, através de conferências e palestras.
Resultados da Startup Summit/2024
Em termos de acordos, na 3ª edição da Angola Startup Summit/2024 foram rubricados quatro, cujos protagonistas foram o INAPEM, Instituto de Modernização Administrativa (IMA), a Academia do Empreendedor de Luanda (AEL), o BFA Gestão de Activos e a Associação de Empreendedorismo e Inovação de Macau - China e Países de Língua Portuguesa.
O memorando assinado entre o INAPEM e IMA visa criar um espaço de diálogo para aproximar a Administração Pública às startup
Já os protocolos assinados entre AEL, o BFA Gestão de Activos e a Associação de Empreendedorismo e Inovação de Macau - China e Países de Língua Portuguesa servem para apoiar os empreendedores, por meio de acções de capacitação empresarial, financiamento e intercâmbio internacional.
O evento decorreu no Centro de Convenções de Talatona, com vista à busca de oportunidades de investimento, através da troca de experiências e realização de negócios.
Sob o lema “Fomentar novos modelos e verticais de negócio", a feira contou com a participação de mais de 135 startup, 20 stand institucionais e 45 oradores.
Entre os participantes, destacam-se empreendedores, investidores, líderes de negócios, estudantes, instituições públicas e privadas interessadas na promoção da inovação, uso de novas tecnologias e transformação digital do país. HM/QCB