Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Sindicato da Angola Telecom aberto ao diálogo

     Tecnologia              
  • Luanda • Sábado, 15 Julho de 2023 | 10h36

Luanda - O núcleo sindical da Angola Telecom manifestou, esta semana, disponibilidade para continuar a dialogar com a entidade empregadora sobre o seu caderno reivindicativo, a fim de pôr termo à greve decretada em Junho de 2022.

Ao reagir a um acórdão do Tribunal de Relação de Luanda, que validou a greve dos funcionários da empresa, o sindicato refere que sempre recorreu ao diálogo para buscar soluções. 

No seu caderno reivindicativo, que remonta ao ano de 2021, os trabalhadores exigem, entre outros benefícios, aumento salarial de 50 por cento, a actualização do subsídio de alimentação, seguro de saúde e garantia de reforma. 

A propósito do acórdão do Tribunal de Relação de Luanda, que valida a greve, o secretário-geral do sindicato, Lourenço Francisco Afonso, disse que “dá razão” aos trabalhadores que interpuseram recurso, após o Tribunal da Comarca de Luanda ter considerado a greve ilegal. 

Conforme a fonte, uma das razões que esteve na base da apresentação de recurso foi o facto de terem verificado "vícios processuais que feriram o princípio do contraditório, por parte do Tribunal da Comarca de Luanda". 

Na altura, perto de 300 trabalhadores estavam em greve, por mais de três meses, até que o Tribunal de Trabalho da Comarca de Belas ordenou o seu regresso ao trabalho, dando razão ao Conselho de Administração da Angola Telecom, que considerava a paralisação ilegal. 

O sindicato dos trabalhadores avança, entretanto, que poderá voltar à paralização, caso os seus esforços de diálogo com a entidade empregadora resultarem em fracasso. 

Até ao momento, a ANGOP tentou, mas não conseguiu obter a reacção oficial do Conselho de Administração da Angola Telecom, a propósito do novo acórdão judicial e da sua disponibilidade para voltar à mesa de negociações com o sindicato. 

No dia da conferência de imprensa, na quarta-feira, uma fonte do GCI da Angola Telecom havia prometido enviar um comunicado à ANGOP, facto que não chegou a acontecer, uma vez que a mesma empresa preferiu sugerir dar uma entrevista à agência, que poderá acontecer numa outra altura.

Angola Telecom é uma uma empresa pública de telecomunicações e multimédia de Angola, fundada em 1992, a partir da fusão das empresas estatais Empresa Nacional de Telecomunicações (ENATEL) e Empresa Pública de Telecomunicações (EPTEL). LN/VM/ELJ





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26


Notícias de Interesse

Descarga eléctrica mata duas crianças na Caála

 Quarta, 11 Dezembro de 2024 | 07h41

Justifica-se a continuidade na FAB - comentarista

 Quarta, 11 Dezembro de 2024 | 06h08

Angola e África do Sul dinamizam cooperação

 Quarta, 11 Dezembro de 2024 | 00h29

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+