Luanda - Seiscentos mil cidadãos angolanos foram sensibilizados desde 2022, no país, em matéria sobre inclusão digital, no quadro da implementação do projecto "Cidadão Digital", numa iniciativa da Empresa Interbancária de Serviços, S.A (EMIS).
Os dados constam do relatório da EMIS sobre o projecto, a que à ANGOP teve acesso, hoje, quarta-feira, ressaltando tratar-se de uma iniciativa de grande relevância para a inclusão digital em Angola, por este buscar promover a alfabetização digital e facilitar o acesso à tecnologia.
Refere que o projecto tem impactado positivamente os angolanos, especialmente em regiões periféricas e áreas rurais, onde o acesso à internet e aos serviços digitais é limitado.
Aponta que o mesmo foi lançado com o objetivo de capacitar a população em habilidades essenciais para a vida digital, como o uso de smartphones, acesso a plataformas de serviços públicos online, gestão de contas bancárias digitais, aproveitamento de ferramentas de educação e emprego disponíveis na internet.
Explica que estão a desenvolver com o apoio de parcerias público-privadas, no qual oferecem treinamentos em tecnologia e alfabetização digital em diversas províncias, beneficiando principalmente jovens, mulheres, idosos e pequenos empreendedores.
Relata que a capacitação é oferecida de forma gratuita, com a utilização de centros comunitários, escolas e espaços públicos adaptados para garantir o acesso de todos, com foco no em treinamentos práticos e adaptados à realidade de cada comunidade.
Salientou que o projecto oferece módulos que vão desde o uso básico de dispositivos móveis, até a criação de soluções tecnológicas simples para negócios locais, como o uso de redes sociais para divulgação de produtos, serviços e desenvolvimento de e-commerce.
Narrou que apesar dos resultados positivos, o projecto ainda enfrenta desafios, como a necessidade de ampliar o acesso à internet em áreas mais remotas e garantir que a população continue a ser capacitada de forma contínua.
A instalação de mais centros de formação digital e o fortalecimento das infra-estruturas de conectividade, constam dos desafios que o projecto tem.
Esclarece que o projecto continua a ser uma das principais estratégias do Governo angolano para a modernização do país e a inclusão digital da população, com planos de expandir ainda mais suas acções em 2025.
O projecto foi lançado em Dezembro de 2022 e já vai na sua terceira fase. SJ/SEC