Saurimo – O coordenador da educação espacial da região Leste, Lucas Kilau, afirmou hoje, terça-feira, que a inovação tecnológica na mineração, permite aprimorar o uso sustentável dos recursos naturais e a reduzir os custos de produção.
O responsável fez esta afirmação quando dissertava uma palestra sobre "Aplicações e serviços de sensoriamento remoto para monitoramento de mineiros e combate ao garimpo ilegal" , no âmbito da semana mundial do Espaço.
A palestra foi dirigida aos estudantes, funcionários público e privados, autoridades tradicionais e Jornalistas dos diferentes órgãos da Comunicação Social.
Segundo Lucas Kialu, o uso das novas tecnologias reduz os efeitos ambientais negativos, bem como os impactos na saúde e na segurança, bem como melhorar a prospecção geológica , operações e análise de dados.
Acrescentou que através de tecnologias espaciais, o Estado angolano pode dinamizar o combate ao garimpo de diamantes e à imigração ilegal.
A palestra insere-se no programa da Semana Mundial do Espaço, a ocorrer de 4 a 10 de Outubro, sob o lema "Espaço e o Empreendedorismo”, com objectivo de dar a conhecer aspectos sobre o Programa Nacional Espacial e clarificar sobre negócios de satélites de observação da terra.
Tem igualmente como objectivo a massificação do uso da Internet a nível do país e criação de oportunidades e negócios entre startups nacionais e internacionais no sector espacial, com destaque para projectos ligados à observação da terra.
A Semana Mundial do Espaço, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa celebrar o contributo da ciência e da tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana. EM/JW/HD