Sumbe - O director do gabinete da Educação na província do Cuanza-Sul, José Eduardo, defendeu, esta segunda-feira, no Sumbe, o reforço da divulgação sobre a ciência espacial, sobretudo, o impacto do ANGOSAT 2 na economia nacional.
O responsável intervinha na abertura da sétima edição das comemorações da "Semana Mundial do Espaço", um evento de importância global, que celebra o impacto que a ciência e a tecnologia espacial têm no melhoramento da condição humana.
Na ocasião, disse ser grande o impacto, pois tem servido como impulsionador do desenvolvimento económico e facilitado a conectividade em áreas remotas e proporcionar novas oportunidades de negócios e inovação tecnológica.
Para o assessor de vendas do Gabinete de Gestão Espacial Nacional (GGPEN), Hugo Mateus, urge a necessidade, sobretudo dos estudantes, em obterem conhecimentos sobre a tecnologia espacial que é desenvolvida ao longo de todo o país.
Neste sentido, ressaltou que os estudantes devem contribuir no Programa Espacial Nacional e no de observação da terra, para o monitoramento da vegetação, agricultura, infra-estruturas, construção, actividades minerais.
Participaram no evento, membros do Governo do Cuanza-Sul, directores de escolas, estudantes e convidados.
A Semana Mundial do Espaço, que decorre entre 4 e 10 Outubro, é coordenada pela Associação da Semana do Espaço e pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objectivo de celebrar o contributo da Ciência e da Tecnologia Espacial, para o melhoramento da condição humana. Cij/LC/ALH