Cuito - Os pais e encarregados de educação devem incentivar os filhos a usarem correctamente os serviços das redes sociais, para melhor aprendizagem no ensino e corrigir comportamentos reprováveis na sociedade.
O pensamento é do director da mediateca Abel Abraão, no Cuito, província do Bié, Calvino Josias Kachambalele, em declarações hoje à ANGOP, sobre o papel da mediateca local, nesta parcela do país.
Apesar do empenho dos bibliotecários na orientação e aconselhamento, com vista à mudança de comportamentos no seio da juventude, alguns usuários da mediateca insistem em buscar, através da internet, matérias reprováveis à sociedade, sobretudo vídeos com conteúdos obscenos.
Segundo o responsável, dentro da mediateca não é possível o acesso a esses vídeos, por estarem bloqueados, mas o grande problema está no acesso livre, onde não têm como controlar.
Por outro lado, Calvino Josias Kachambalele informou que, desde a sua inauguração, em 2019, mais de dois mil jovens beneficiaram de formação profissional, nas especialidades de informática na óptica do utilizador, protocolo de estado cerimonial e etiqueta, oratória, decoração e artes e técnicas modernas de arquivos.
A formação enquadra-se no Programa de formação do Governo, através da Rede de Mediateca de Angola, potenciando-os ao mercado de trabalho.
Essa instituição já foi visitada por cerca de três mil e 105 pessoas, maioritariamente jovens, para serviços de pesquisa.
Inaugurada no dia 9 de Novembro de 2019, pelo então ministro das Telecomunicações e Tecnologia de Informação, José Carvalho da Rocha, a mediateca do Bié foi erguida numa área de 9.160.00 metros quadrados, com uma capacidade de atender duas mil pessoas por dia.
O nome da Mediateca é em homenagem ao jornalista da Rádio Nacional de Angola que reportou os conflitos armados pós-eleições em 1992.
Tem um acervo composto por 2.153 materiais bibliográficos, distribuídos em 1.793 títulos para adultos, 310 livros infanto/juvenil e 53 manuais seriados.
Comporta 86 computadores, 25 dispositivos para eBook (iPads) e quatro de videojogos. Possui uma área de cultura para 300 pessoas.