Luanda - A ministra da Informação, Comunicação e Tecnologia da Namíbia, Emma Theofelus, expressou o interesse do seu país em continuar a desenvolver parcerias mutuamente vantajosas com Angola em vários domínios.
A governante, que falava à imprensa, esta sexta-feira, no âmbito do 4º Fórum Internacional sobre Tecnologias de informação ANGOTIC 2024, referiu-se a eventual deslocação, em breve, do presidente do seu país a Angola para abordar aspectos ligados à energia, petróleo e outras áreas de grande interesse para os dois Estados.
"Nesta altura, queremos analisar como países que fazem fronteiras podem reduzir, por exemplo, aquilo que tem a ver com custos de conectividade e outras formas de usar a vantagem de ser um país fronteiriço", salientou a ministra, uma das oradoras da 4.ª edição da ANGOTIC que encerra hoje.
Angola e a Namíbia cooperam em vários sectores, como Transportes, Energia e Águas, Saúde, Petróleo, Pescas, Agricultura, Defesa e Segurança, entre outros, a nível bilateral e no quadro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Desde quinta-feira em Luanda, onde participa da ANGOTIC 2024, a minstra Emma Theofelus interveio no tema “Abrir fronteiras inteligentes para garantir um comércio aberto e seguro para uma África digital”, que marcou o debate inaugural do fórum.
O evento é o maior Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola, promovido, anualmente, pelo Governo.
Esta 4.ª edição decorre sob o lema “Digitalizar, conectar e inovar” e visa promover o debate em torno de temas actuais globais e futuros das TIC e facilitar o networking para entidades governamentais, expositores e especialistas. ASS/VC