Luanda – Quatro serviços ligados à transmissão de dados dentro do segmento Angosat-2 estão disponíveis para a comercialização, a partir desta quarta-feira, na III edição da NewSpace Africa, que decorre de 2 a 5 deste mês, na capital angolana, Luanda.
Segundo a presidente da Comissão Executiva da empresa de telecomunicações MSTelcom, Felisberta de Jesus, trata-se da disponibilização de pacotes diferenciados, como serviços de Internet, Virtual Provider Network (VPN), Dados e Telefonia Fixa (na Rede 226).
Em declarações à ANGOP, a responsável referiu que esses pacotes de serviços têm a ver com o volume de dados que os clientes quiserem, ou seja, quanto mais volume de dados precisarem menos é o preço por megabits.
“A MSTelcom tem, ao longo da sua existência, bastante experiência na exploração do segmento de satélite e hoje trazemos quatro pacotes ligados à exploração do Angosat-2, que estão a ser comercializados aos clientes”, reforçou.
Acrescentou que a parceria com o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) consiste na exploração do Angosat-2, que com a transmissão por satélites transformam e vendem capacidade aos clientes e operadores.
Explicou que a empresa instalou uma ‘hub’ (unidade central para conectividade - nó de rede) na comuna da Funda, município de Cacuaco (Luanda), cujo preço ronda os 400 mil dólares a nível internacional.
Para além da disponibilização desses serviços, disse que o evento está a servir também para a empresa partilhar experiências com os maiores operadores do segmento de satélites a nível de África e do mundo.
A III edição da NewSpace Africa é o maior evento espacial do continente organizado pela Space in África, em parceria com a União Africana e o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), reunindo decisores, representantes de governos, líderes de academias e da indústria espacial africana, num ambiente que vai procurar analisar o papel do espaço na redução do fosso da pobreza.
O evento, que reúne representantes de 54 países, conta com stands de agências espaciais como NASA (Estados Unidos), ESA (Europa), SANSA (África do Sul) e KSA (Quénia), bem como da Rússia e da China.
A MSTelcom - Mercury Serviços de Telecomunicações, S.A. é uma subsidiária do grupo Sonangol vocacionada à prestação de serviços de telecomunicação.
Licenciada pelo Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), em 2003, a MSTelcom, como Operador de Serviços de Telecomunicações de telefonia fixa, tem como objectivo ser reconhecida como um provedor de serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de referência no mercado africano, trazendo soluções integradas e inovadoras para o desenvolvimento dos países onde opera. HM/QCB