Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

MINTTICS reafirma engajamento no desenvolvimento da produção de conteúdos

    Angop logo
     Tecnologia           
  • Luanda • Sexta, 05 Agosto de 2022 | 14h01

Luanda - O Ministério das Telecomunicações,Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) reafirmou hoje, sexta-feira, o seu engajamento no desenvolvimento da produção nacional de conteúdos e a sua disponibilização na grelha das plataformas de distribuição de conteúdos e estações de televisão.

Segundo o Secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, que garantiu esse alicerce, o MINTTICS vai trabalhar com os parceiros para encontrar melhores vias que permitam maior absorção dos conteúdos nacionais nas plataformas, canais e estações de TV .

Nuno Caldas falava durante um seminário “sobre produtores de conteúdos”, que visou aproximar as empresas que operam no sector de produção e canais de conteúdos em Angola.

Nuno Caldas Albino garantiu que o seu Ministério irá, de igual modo, reforçar o programa de capacitação e treinamento dos produtores e produtoras.

De acordo com o responsável, reunir num mesmo espaço os diversos agentes que interagem no processo produção versus divulgação dos conteúdos nacionais, se afigura uma oportunidade de singular importância em prol dos esforços para impulsionar o mercado nacional  da produção criativa.

Em paralelo, serve também para incentivar a absorção dos produtos pela cadeia de divulgação audiovisual, estacões de televisão e plataforma de distribuição.

“A divergência ou diferença de abordagem e pontos de vista não favorece o desenvolvimento da produção de conteúdos nacionais, nem proporciona a disponibilização destes produtos ao público, deixando os consumidores á mercê dos conteúdos estrangeiros”, referiu.

O presente é caracterizado por um distanciamento entre os agentes do processo produtivo e criativo de conteúdos e os agentes da divulgação e distribuição audiovisual.

Por isso, salientou, este seminário se propôs juntar as plataformas de distribuição, demais canais e as estações de televisão com os produtores e produtoras de conteúdos, visando o debate dos aspectos estranguladores desse mercado e a busca de pontos convergentes que levem a promoção e desenvolvimento do mercado da produção de conteúdos e incentive a sua divulgação .

Sugeriu aos participantes que se debrucem sobre a oportunidade da criação de um mecanismo, procedimento ou fundo que viabilize co-produções, juntando plataformas de distribuição de canais e estações de TV com produtores e produtoras de conteúdos, de modo a que tenham a qualidade pretendida para a sua disponibilização aos consumidores.

Para o Secretário de Estado, a análise das disposições legais sobre os procedimentos de legalização da actividade das empresas do sector da comunicação social propiciará conhecimentos, que podem ajudar quem ainda se encontra em contravenção à lei, a tomar as providências necessárias para sair dessa situação.

Referiu que outro assunto conexo, que também merecerá a atenção de todos, é o Marketing e, para tal, está prevista a criação de um painel sobre o mesmo com o intuito de despertar nos produtores e produtoras esta necessidade como meio para alavancar o seu trabalho.





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Jovem morre afogado nos Rápidos do rio Kuanza

 Segunda, 31 Março de 2025 | 15h59

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+