Malanje - O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, apontou, esta quarta-feira, a universalização da informação, a inclusão digital e social dos cidadãos como um desiderato que se concretiza, com a expansão das mediatecas pelo país.
Disse ser intenção do Executivo dar seguimento ao projecto de construção de mais Mediatecas, nas restantes regiões do país, e recordou que existem actualmente no país apenas 10 infra-estruturas do género.
Ao discursar na inauguração da Mediateca Provincial de Malanje, denominada “Rei Ngola Kiluanje”, o ministro explicou que infra-estruturas do género contribuem para a diversificação das fontes de pesquisa, por parte dos cidadãos, a par da sua permanente capacitação em diversas áreas das tecnologias de informação e comunicação.
Manuel Homem destacou, igualmente, a expansão das mediatecas de proximidade, que estão operacionais em seis províncias do país, nomeadamente Bié, Malanje, Luanda, Cabinda, Uíge e Moxico, que ilustra a importância e o impacto de tais serviços na vida das comunidades.
Por seu turno, o governador de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, disse que a mediateca vai agregar valores à comunidade estudantil e académica.
Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” realçou que a atribuição do nome do Rei Ngola Kiluanje ao empreendimento contribui para perpetuar a figura do soberano do Ndongo e valorizar a cultura local.
Por seu lado, o director-geral da Rede de Mediatecas de Angola (REMA), Bengue Saúka, frisou que a estrutura de Malanje vai incentivar a criatividade, inovação, arte e cultura.
A Mediateca de Malanje ocupa uma área de dois mil 613 metros quadrados, tem capacidade para albergar mil e 200 usuários e conta com áreas de leitura e pesquisa, multimedia, sala de jogo, de actividades infanto-juvenis e serviços de informação pública.
A unidade, com dois pisos, orçou em dois mil milhões de kwanzas e conta ainda com um auditório, com 150 lugares, restaurante, sala de formação, laboratório de informática, lojas de conveniência, livraria, cinema, áreas de extensão universitária e de apoio ao empreendedorismo.