Luanda – O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTIC), Mário Oliveira, apontou, esta quarta-feira, à diversificação da economia e à transformação de Angola num hub (centro) incontornável para as comunicações de e para África como meta do ANGOTIC - Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola.
Ao discursar na abertura da cerimónia de lançamento do fórum, a ser realizado de 12 a 14 de Junho deste ano, sublinhou que o ANGOTIC servirá para reflectir em torno do potencial e desenvolvimento das TIC para as novas soluções de negócios, dar visibilidade às competências do mercado nacional e internacional, com reflexos importantes na geração de emprego, renda e qualidade de vida.
Mário Oliveira disse que o ANGOTIC-2023 promete, apesar dos desafios geopolíticos e económicos que o mundo enfrenta, ser um evento de tecnologia africano de referência, combinando o conteúdo inigualável de um fórum com uma grande exposição, bem como uma oportunidade de networking.
Já com a exposição, de carácter internacional, continuou, as empresas e organizações terão a oportunidade de exibir produtos inovadores, tecnologias e aplicações, mostrando novos produtos desenvolvidos pelas empresas de TI, que permitem aprimorar a gestão, melhorar a qualidade dos produtos e serviços, ampliar a produtividade, fidelizar e facilitar a tomada de decisões.
Em relação a networking, disse que fornecedores de serviços de tecnologia estabelecidos, tomadores de decisão do sector público e privado, integradores e usuários de tecnologia de TIC para negócios, bem como startups disruptíveis com solicitações exclusivas, se reunirão para criar redes importantes e construir parcerias valiosas.
“O ANGOTIC serve como um catalisador para a colaboração e competição entre empresas de tecnologias estrangeiras e locais e uma infinidade de parceiros no ecossistema das TICs”, frisou.
Acrescentou que o evento vai permitir a criação de um ambiente habilitador e atractivo ao investimento privado e à promoção de parceiros público-privados para que, “numa relação win-win (em que todos ganham), tenhamos serviços cada vez mais facilitadores da vida dos cidadãos e dos negócios, bem como a implantação de uma infra-estrutura de TIC simplificada, robustez, ecológica e inteligente, rumo à transformação digital de Angola”.
O governante lançou um desafio a todos no sentido de apontarem a criatividade para ligar este evento, eminentemente tecnológico, com as potencialidades turísticas que Luanda e arredores apresentam.
O fórum estará “ em linha com as melhores práticas para suportar os custos de empreitadas desta envergadura, estabelecemos vários níveis de parcerias permitindo a possibilidade de uma atenção especial e benéficos diferenciados aos parceiros habituais e aos novos, em função do seu nível de engajamento”.
Acrescentou que serão seguidos critérios pré-definidos, em representação do ecossistema de empreendedorismo jovem angolano, altamente dinâmico, com premiação internacional pelo grau de inovação e impacto na economia atingidos.
O ANGOTIC - Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola se realizará de 12 a 14 de Junho deste ano.
O evento vai ser realizado nas instalações do Centro de Convenções de Talatona, sob o lema " Conectividade e Modernização Tecnológica ".
Deverão participar no evento, individualidades nacionais e estrangeiras de vários sectores e estratos, líderes do sector público e privado, actores da indústria, provedores de serviços móveis emergentes e fixos.
O ANGOTIC 2023 é um evento global de tecnologias de informação e comunicação, realizado e promovido pelo Governo de Angola, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
O evento visa promover o debate em torno de temas, actuais, globais e futuros das TIC, promover a partilha de conhecimentos, facilitar o networking para entidades governamentais, expositores, especialistas, apresentar as inovações bem como as tendências do sector.HEM/PPA