Huambo – A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias, assegurou hoje, terça-feira, que o Centro Integrado de Formação Técnico-profissional (CINFOTEC) do Huambo será o primeiro no país com equipamentos de alta tecnologia.
A governante, que falava à imprensa no final de uma visita de aproximadamente duas horas ao empreendimento, na companhia da governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, disse que a instalação dos equipamentos no centro visa a capacitação de mil 472 alunos por cada ciclo.
Afirmou que se trata de uma mega obra já concluída e equipada, faltando apenas algumas afinações de estéticas e de performance para melhor visualização, cuja inauguração está prevista para o primeiro trimestre de 2024.
Acrescentou que, a exemplo dos CINFOTEC dos municípios de Talatona e Rangel, ambos na província de Luanda, augura-se que o centro do Huambo, com equipamentos tecnológicos modernos que o país, ainda, não dispõe absorva, acima de tudo, os formandos em melhores performances no mercado de trabalho.
A ministra informou que a infra-estrutura prevê funcionar, numa primeira fase, em dois turnos, sendo 736 alunos para cada, estando já algum pessoal docente formado e outros em formação, para responderem ao manuseio dos equipamentos de alta tecnologia.
Frisou que o CINFOTEC-Huambo está aberto para jovens de todo o país e para todas as idades, desde que reúnam com os requisitos do perfil de entrada proposto, que, de acordo com o seu nível, é mais exigente.
Por isso, reiterou a aposta do Executivo angolano na capacitação da juventude, para melhor preparação no mercado de trabalho, tendo em conta o facto de algumas formações serem ministradas, de forma deficitária, em centros que, ainda não, respondem com as expectativas.
Por sua vez, a governadora da província do Huambo disse ser um empreendimento de “grande valia” e que poderá tornar esta região do Planalto Central do país, na capital angolana da formação técnico-profissional.
Ressaltou o facto de os formandos, depois da conclusão dos cursos, estarem aptos para o auto-emprego, sem a necessidade de solicitarem emprego nos concursos públicos.
A governante augurou, também, a formação, no empreendimento, dos jovens rurais nas áreas de montagens de peças de motorizadas, automóveis e tractores, muito necessário a nível local.
A infrea-estrutura, cuja construção teve início em Fevereiro de 2021, num espaço de seis mil 531, 17 metros quadrados, no quadro da cooperação bilateral entre Angola e a República Popular da China, é a maior do país, num investimento acima de 30 milhões de dólares norte-americanos.
Pertencente ao MAPTSS, tem uma capacidade para mil 472 em cada ciclo formativo, nas áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs), Electricidade e Mecatrónica, Metrologia, Mecânica e Produção.
O centro terá uma capacidade para 38 formadores, 35 administrativos e 34 auxiliares. No edifício constam três blocos, sendo dois para laboratórios e um administrativo, 36 oficinas, casa das máquinas e um campo multi-usos. ZZN/ALH