Luanda - O Executivo angolano está comprometido com a melhoria do ensino superior e da investigação científica, inovação tecnológica e empreendedorismo de base tecnológica, tendo em conta a sua contribuição na resolução de problemas que travam o desenvolvimento sustentável em Angola.
A afirmação é do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) que numa declaração, chegada, esta quinta-feira, à ANGOP, sublinha que o Executivo, complementarmente, investe no apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico com a publicação de editais de financiamento de projectos de investigação e desenvolvimento, bem como apoia a gestão científica.
Numa nota sobre o Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento, que se comemora hoje, o MESCTI destaca o significante papel da ciência na sociedade e a necessidade do engajamento público inclusivo em debates sobre assuntos científicos emergentes.
Refere que em Angola o investimento científico tem permitido identificar novas espécies de seres vivos (lagartixa de folha cauda de pena), gerir stocks de recursos marinhos, realizar estudos de preservação da biodiversidade, entre outras actividades.
Adianta que a efeméride oferece uma oportunidade de mobilização de todos os actores em torno da ciência para a paz e desenvolvimento, desde funcionários do públicos, aos meios de comunicação social e estudantes.
O 10 de Novembro é celebrado anualmente como Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento, desde 2001, altura em que foi criado na 31ª. Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
O tema proposto para este ano é “As Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, tendo em conta, segundo a UNESCO, que as ciências Básicas são vitais, em todas as áreas, com destaque na medicina, indústria, agricultura, recursos hídricos, energia, ambiente, comunicação e cultura.
A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece que o desenvolvimento de capacidades em ciências básicas é do interesse de países desenvolvidos e em desenvolvimento, considerando o potencial para aplicações que aceleram o desenvolvimento sustentável e melhoram os padrões de vida.