Uíge - Duas novas salas de informática foram inauguradas, esta sexta-feira, na cidade do Uíge, visando aumentar a literacia digital e melhorar a qualidade do ensino da disciplina na região, numa iniciativa da Internet Technologies Angola (ITA).
Inauguradas pela secretária de Estado para o Ensino Secundário, Soraya Kalongela, as salas, instaladas no Instituto Médio Politécnico do Uíge (IMPU), estão equipadas com 21 computadores cada, ligados à internet.
Com o incremento das duas novas salas de informática, o Instituto Médio Politécnico do Uíge conta agora com quatro recintos para as aulas práticas de informática.
O apetrechamento das referidas salas, que contou com o apoio da empresa Internet Technologies Angola (ITA), implicou um investimento de 30 milhões de Kwanzas.
Depois das províncias da Huíla e Namibe, Uíge é a terceira região do país a beneficiar de apetrechamento de salas de informática, no quadro da responsabilidade social da empresa ITA.
De acordo com a Secretária de Estado, que enalteceu o gesto da empresa, é um ganho de valor digno de aplausos de uma empresa que, no âmbito da sua responsabilidade social, entende que deve se juntar aos esforços do Executivo, a fim de criar criar condições para os alunos e professores aperfeiçoarem seus conhecimentos.
Esta não é apenas uma simples oferta de equipamentos informáticos, mas um acto de elevado simbolismo patriótico e compromisso nobre para uma educação de qualidade, inclusiva e baseada na tecnologia, expressou.
Para a governante, as novas salas de informática representam um passo significativo à inclusão digital, inovação e o sucesso escolar, na medida em que vai melhorar a qualidade de ensino, reforçar as competências dos professores, ampliar a rede de conectividade e pesquisa científica.
Deste modo, apelou aos professores e alunos no sentido de cuidarem os equipamentos, como forma de honrar e dignificar o gesto manifestado pela instituição que equipou as distintas salas.
Disse, por isso, que o Ministério da Educação vai continuar a trabalhar na transformação curricular, com vista adequar o actual paradigma às exigências do mundo actual, tendo em conta os objectivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
Durante o corte da fita inaugural, o director-geral da Internet Technologies Angola, Francisco Pinto Leite, disse que a iniciativa se enquadra na parceria com o Ministério das Telecomunicações, tendo como objectivo manter o bom funcionamento das duas instituições.
Para além dos equipamentos de informática, acrescentou que a iniciativa vai permitir que os alunos beneficiem de internet grátis, com a instalação do serviço Ponto Angola Oline.
Por sua vez, a vice-governadora do Uíge para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Helena Pereira, referiu que as duas novas salas de informática constituem um passo importante no processo de aprendizagem, sobretudo nas matérias ligadas às tecnologias de informação e comunicação. JAR