Huambo - O director-geral adjunto do INFOSI, Marcos Damião, prometeu, esta segunda-feira, o aumento de mais dois pontos de internet grátis na província do Huambo, antes do fim do ano, para a promoção das tecnologias de informação e comunicação.
O responsável falava após a inauguração do ponto de internet grátis, montado na praça Doutor António Agostinho Neto, na cidade do Huambo, em acto orientado pelo vice-governador para dos serviços Técnicos e Infra-estruturas, Elmano Francisco.
Marcos Damião explicou que a instalação do ponto de internet se enquadra no projecto Angola online que disponibiliza serviços gratuitos e, consequentemente, a promoção da inclusão digital, para que população tenha acesso, sem restrições, destas valências tecnológicas.
Referiu que os novos serviços de internet grátis no Huambo são satisfatórios e tem uma capacidade de 100 kilobytes (KB) por segundo, num raio de 100 metros de propagação do sinal em condições ilimitadas do número de usuários.
Para o efeito, apelou os utilizadores a cuidarem destas infra-estruturas tecnológicas, para contribuir na promoção do desenvolvimento sustentável, através das tecnologias de informação e comunicação (TIC).
Marcos Damião disse que o INFOSI tem vindo a promover eventos constantes para melhorar a literacia digital da população, para o uso correcto da internet e o proveito destes recursos tecnológicos para o bem-estar das comunidades.
Adiantou que o projecto Angola on-line está a ser implementado em cinco pontos dos municípios do Huambo e da Caála, com o propósito de estimular a inclusão digital nestas comunidades.
Angola on-line é um projecto social, sem fins lucrativos, que consiste na constituição de pontos de acesso público e gratuitos a internet em diversos locais do país.
A par deste novo ponto, a província do Huambo conta com serviços gratuitos de internet instalados bairro Académico e no Jardim da Cultura (cidade do Huambo) assim como na rua principal da cidade da Caála. LT/ JSV/ALH