Talatona- A directora-geral do Instituto de Desenvolvimento Industrial e Inovação Tecnológica de Angola (IDIIA), Filomena de Oliveira, defendeu, ,terça-feira, em Luanda, a aposta na formação tecnológica de quadros , desde a tenra idade.
A responsável disse ainda que a capacitação ,que deve ser implementada nas escolas, permitirá um maior desenvolvimento integrado e de soluções em profissões técnicas para o avanço económico do país.
Segundo a responsável da IDIIA, que falava à imprensa, no final do encontro denominado “Industry Connection” que reuniu líderes empresariais e do governo angolano, o sector industrial ainda enfrenta desafios de capital humano, acesso às novas tecnologias e a integração de programas e projectos.
Por seu turno, o Director Executivo da multinacional Cegid para Portugal e África, Josep Maria Raventós, apontou que o mercado angolano tem óptimas oportunidades de desenvolvimento, tendo destacado a existência de uma cultura das empresas com registos de avanços rápidos para o mundo das tecnologias.
Frisou que a multinacional traz também a implementação da inteligência artificial no país, segundo ele, com a referida ferramenta os processos de negócios serão mais eficientes.
Já o responsável da Cegid, do Mercado de Angola e de Moçambique, João Soares, mencionou que a Cegid traz ainda conhecimentos para o processo de transformação digital e centro de formação para permitir maior competitividade das empresas nacionais.
O evento que decorreu sob o lema “Colaboração na Cadeia de Valor - Parcerias Estratégicas para impulsionar o Supply Chain na indústria angolana”, visou avaliar e reflectir sobre as parcerias estratégicas que podem ajudar a fortalecer a resiliência da supply chain.
Reduzir os custos operacionais, promover a inovação e impulsionar o crescimento sustentável e desenvolvimento das empresas que actuam no segmento industrial de Angola, foram igualmente analisados no mercado.GIZ/MAG