Huambo – O centro da cidade do Huambo contará, em breve, com mais um ponto de acesso gratuito à internet, numa iniciativa do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI) soube a ANGOP, esta sexta-feira.
Trata-se de um equipamento, construído no âmbito do projecto Angola online, localizado no largo Doutor António Agostinho Neto, com a previsão de distribuir o sinal grátis do nível 5 Gigas num raio de até 200 metros de distância, para facilitar os usuários de internet na cidade do Huambo.
A confirmar o facto, o director do gabinete dos Registos e Modernização Administrativa na província do Huambo, Abel Lucamba, informou que a inauguração do ponto de acesso, prevista para segunda-feira (28) será antecedida da realização do Fórum de Governação da Internet do Huambo.
Disse que o evento é uma iniciativa do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI) que vai juntar membros do Governo local, gestores públicos e privados, estudantes da área de Informática e das associações da sociedade civil.
Durante o evento os participantes vão abordar temas sobre “O impacto da inteligência artificial na sociedade moderna”, “A importância da Internet na sociedade moderna, promoção do uso responsável e inclusivo da Internet”, bem como “Desafios da segurança e privacidade na vida digital”.
A província do Huambo é, depois de Luanda, o que possui a tecnologia 5 Gigas, sendo que o Executivo angolano está a trabalhar para alargar esta cobertura em todo o país.
Possui pontos de acesso grátis de internet no bairro Académico, no jardim da Cultura (cidade do Huambo) e na rua principal da cidade da Caála.
INFOSI é um órgão governamental regulador das Tecnologias de Informação do Sector Público na República de Angola, tutelados pelo Ministério Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS). JSV/ALH