Luena - A cidade do Luena, capital da província do Moxico, com perto de 500 mil habitantes, continua privada de pontos de internet grátis, apurou esta quinta-feira a ANGOP.
A cidade de Luena possui três pontos de internet funcionais, distribuídos no Complexo Monumento à Paz, na Avenida 1° de Maio e no Jardim do Governo Provincial, equipamentos que ficaram inoperantes há quase três anos, por alegada falta de manutenção.
A situação tem deixado preocupada a população local, numa cidade cujo habitantes são maioritariamente jovens (70%), de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que se vê privado de estar inserida no mundo digital.
O citadino Domingos Moisés, estudante do curso de electricidade de média tensão, é um exemplo de jovens que se sentem excluídos do mundo da tecnologia, por limitação no acesso ao serviço de internet.
O jovem de 21 anos disse que dada a inoperância dos pontos de acesso de internet grátis reduziu significativamente a frequência da realização de pesquisas de informações sobre o seu curso, tendo em conta alto custo deste serviço praticado pelas operadoras móveis.
" Solicitamos ao governo a reativar esse serviço, uma vez que facilita a população a estar mais informada sobre o mundo", disse.
Marcelo Bago, 18 anos, é outro citadino do Luena que há muito anseia pela disponibilização deste serviço de integração ao mundo digital.
" Gostamos de navegador, pesquisar trabalhos de escola, mas tem sido dificil, porque nem sempre temos dinheiro para saldo de dados", expressou.
Numa entrevista concedida à ANGOP, o director geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação – INFOSI, André Mpumba Pedro, informara que estava em curso a implementação de um novo método de distribuição de internet, com a utilização dos serviços do ANGOSAT-2, que facilitará a montagem e a manutenção dos equipamentos, na região.
A comuna do Muangai, no município do Moxico, é actualmente a única região da província que conta com um ponto de acesso Conecta Angola, projecto de âmbito social que utiliza as potencialidades do Angosat-2, com vista a reduzir a exclusão digital.
A província do Moxico, a maior do país, conta com uma população estimada em um milhão e 26 habitantes. TC