Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Habitantes do Luena privados de pontos de internet grátis há três anos

     Tecnologia              
  • Moxico • Quinta, 31 Outubro de 2024 | 18h11
Uma das ruas da cidade do Luena, capital da província do Moxico
Uma das ruas da cidade do Luena, capital da província do Moxico
Laite Tito (ANGOP)

Luena - A cidade do Luena, capital da província do Moxico, com perto de 500 mil habitantes, continua privada de pontos de internet grátis, apurou esta quinta-feira a ANGOP.

A cidade de Luena possui três pontos de internet funcionais, distribuídos no Complexo Monumento à Paz, na Avenida 1° de Maio e no Jardim do Governo Provincial, equipamentos que ficaram inoperantes há quase três anos, por alegada falta de manutenção.

A situação tem deixado preocupada a população local, numa cidade cujo habitantes são maioritariamente jovens (70%), de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que se vê privado de estar inserida no mundo digital.

O citadino Domingos Moisés, estudante do curso de electricidade de média tensão, é um exemplo de jovens que se sentem excluídos do mundo da tecnologia, por limitação no acesso ao serviço de internet.

O jovem de 21 anos disse que dada a inoperância dos pontos de acesso de internet grátis reduziu significativamente a frequência da realização de pesquisas de informações sobre o seu curso, tendo em conta alto custo deste serviço praticado pelas operadoras móveis.

" Solicitamos ao governo a reativar esse serviço, uma vez que facilita a população a estar mais informada sobre o mundo", disse.

Marcelo Bago, 18 anos, é outro citadino do Luena  que há muito anseia pela disponibilização deste serviço de integração ao mundo digital.

" Gostamos de navegador, pesquisar trabalhos de escola, mas tem sido dificil, porque nem sempre temos dinheiro para saldo de dados", expressou.

Numa entrevista concedida à ANGOP, o director geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação – INFOSI, André Mpumba Pedro, informara que estava em curso a implementação de um novo método de distribuição de internet, com a utilização dos serviços do ANGOSAT-2, que facilitará a montagem e a manutenção dos equipamentos, na região.


A comuna do Muangai, no município do Moxico, é actualmente a única região da província que conta com um ponto de acesso Conecta Angola, projecto de âmbito social que utiliza as potencialidades do Angosat-2, com vista a reduzir a exclusão digital.

A província do Moxico, a maior do país, conta com uma população estimada em  um milhão e 26 habitantes. TC





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Mahmoud Ali Youssouf eleito presidente da Comissão da UA

 Sábado, 15 Fevereiro de 2025 | 18h21

Governadora defende administração inclusiva e participativa

 Sábado, 15 Fevereiro de 2025 | 18h14

MPLA em Luanda aposta na formação de quadros

 Sábado, 15 Fevereiro de 2025 | 17h37

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+