Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

FRESAN desenvolve plataforma agro-climática na região Sul

     Tecnologia              
  • Huíla • Quarta, 19 Outubro de 2022 | 17h49
Huíla: Formação de meteorologistas
Huíla: Formação de meteorologistas
ANGOP

Lubango – Uma plataforma Agro-climática está ser desenvolvida nas províncias da Huíla, Namibe e Cunene, pelo Programa de Fortalecimento da Resiliência, da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), para a recolha de dados de  monitoramento  climático.

A informação foi prestada hoje, quarta-feira, pelo coordenador-adjunto do FRESAN para a Huíla, Adalberto Chiquete.

Em declarações à ANGOP, à margem do  primeiro nível da formação sobre Análise de Avaliação e Gestão de Indicadores Agro-climáticos,  que decorre na comuna da Palanca, no município da Humpata, Adalberto Chiquete, realçou que os dados  de monitoramento climático são  recolhidos a partir de estações meteorológica  automáticas que  o FRESAN  está a instalar nas três províncias.

Destacou que até ao momento das seis estações  previstas,  três estão montadas, uma  em cada província e até a próxima semana, concluem outras três, perfazendo  duas para cada circunscrição.

Essas estações, continuou,  estarão integradas às já montadas no quadro  de outras parcerias e todas estarão sob gestão do INAMET e o  parceiro técnico do  FRESAN, nesta questão,  o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), instituição homóloga  do  INAMET em ANGOLA.

“Este é um parceiro técnico que nós trouxemos para potenciar o INAMET em técnicas que têm a ver  com  as questões climáticas e está a nos ajudar a montar a plataforma que com o aporte do departamento Nacional de Segurança Alimentar do Ministério da Agricultura, vai se ter  para  além dos  dados climatéricos, aspectos ligados à agricultura”, aludiu.

Afirmou que na plataforma não terá só dados de monitoramento climáticos, mas vai ter também das culturas, das pragas, entre outros aspectos que têm a ver com a produção agrícola, para a posterior elaboração de boletins técnicos.

Esses boletins vão permitir obter informações sobre a melhor cultura a plantar a cada ciclo, a perspectiva em termos de precipitação  das chuvas, a possibilidade de surgimento de pragas,  entre outras, tudo para que o produtor  tenha informações  práticas que o ajudem a decidir.

Para o coordenador-adjunto  do FRESAN, para a Huíla, esse é um elemento que concorre para a resiliência, com vista a potenciar o agricultor com  capacidades para tomar decisões e obter melhores resultados na produção.

Sem avançar o valor investido na aquisição de estações meteorológicas, detalhou que na província da Huíla, a primeira está montada na sede do município dos Gambos e a emitir para o sistema central de recolha de dados e a segunda  estação vai ser instalada na próxima semana, na  sede do município de Chicomba.

Sublinhou que as três estações  já montadas estão  a emitir apenas dados climáticos, e mensalmente têm sido partilhados os boletins de monitoramento e está a  olhar para  dados atmosféricos e climáticos que datam de 1990 à presente data  produzidos por outras estações.

Para um melhor funcionamento desses equipamentos estão a ser capacitados durante três dias técnicos das instituições governamentais e também parceiras, como a academia que lidam com questões climáticas e de gestão da produção agrícola.

O FRESAN  é um projecto do Governo angolano, consubstanciado em 19 projectos,   financiado pela União Europeia e co-gerido e co-financiado pelo Instituto Camões da Cooperação Portuguesa, nas três províncias do Sul de Angola(Huíla, Namibe e Cunene), avaliados em mais de 65 milhões de euros.





Fotos em destaque

Plantadas na Huíla mais de 45 mil árvores em 2024

Plantadas na Huíla mais de 45 mil árvores em 2024

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h37

Navio Cruzeiro atraca em Luanda com mais de 200 turistas

Navio Cruzeiro atraca em Luanda com mais de 200 turistas

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h33

Cunene legaliza 18 festas de réveillon

Cunene legaliza 18 festas de réveillon

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h27

Polícia recupera mais de 900 cabeças de gado furtadas no Cunene

Polícia recupera mais de 900 cabeças de gado furtadas no Cunene

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h22

Instituto Nacional de Luta contra as drogas sensibiliza automobilistas

Instituto Nacional de Luta contra as drogas sensibiliza automobilistas

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h16

Angola alcança ascensão histórica no ranking FIFA

Angola alcança ascensão histórica no ranking FIFA

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h10

Visita do PR a Omã resulta em quatro instrumentos jurídicos

Visita do PR a Omã resulta em quatro instrumentos jurídicos

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h03

Agricultores querem mais incentivos à sua actividade

Agricultores querem mais incentivos à sua actividade

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 12h55


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+