Malanje- A contínua aposta na construção de infra-estruturas tecnológicas e na criação de políticas promotoras da inclusão digital para impulsionar a transformação económica foi defendida hoje, pelo vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda.
Entende que um país que não se adapta às transformações tecnológicas enfrenta enormes desafios competitivos, que comprometem o seu progresso.
Intervindo na abertura do Fórum Regional sobre as Meninas e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s), inserido no âmbito do Dia Mundial das Meninas e as TIC´s, que hoje se assinala, Franco Mufinda atribuiu particular importância a este sector, porquanto estimula a inovação, conectividade e a transformação digital em vários sectores.
“São áreas em constante evolução e que vêm trazendo transformações significativas em diversos aspectos da sociedade”, disse, exemplificando o surgimento de moedas digitais, telemedicina, bibliotecas virtuais, entre outras inovações.
Por outro lado, sublinhou que, apesar dos avanços registados na representatividade feminina nas áreas das TIC´s, ainda existe predominância masculina, realidade que considerou urgente inverter, através da eliminação dos estereótipos e barreiras sociais que desencorajam a ascensão das mulheres nestes domínios.
Em razão disso, o Plano Nacional de Desenvolvimento 2023-2027, no que toca as Políticas de Modernização do Estado, orienta o incentivo às mulheres para construção de carreiras nas áreas de ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Por sua vez, o director nacional das Telecomunicações e Tecnologia de Informação, Matias Borges, reiterou a importância de haver maior aposta feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Matemática, Física e Química, de modo a se “quebrar” o tabu de que são apenas para homens.
Disse que o fórum representa uma oportunidade para esta franja expor as suas potencialidades e estabelecer contacto com empresas e captar apoios para os seus projectos.
Com duração de algumas horas, o encontro junta raparigas das províncias de Malanje, Bengo, Luanda e Cuanza Norte.
Durante o evento, que decorre sob o lema “A Liderança”, serão debatidos temas relacionados com a liderança feminina, habilidade digitais e a influência das TIC´s para o fomento do empreendedorismo e empoderamento das mulheres.
Instituído pela União Internacional das Telecomunicações, em 2014, o Dia Mundial das Meninas e as TIC´s visa promover o interesse das meninas nas carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. ACC/PBC